Publicado em: 29 de setembro de 2018
Igreja: lugar de pecadores perdoados

Para:  Sábado, 29 de setembro de 2018

Leia em sua Bíblia: 1 Timóteo 3.1-13

“Este ensinamento é verdadeiro: se alguém quer muito ser bispo na Igreja, está desejando um trabalho excelente.” (1Tm 3.1)

Como você olha para a igreja cristã e para os seus líderes? O que você espera deles? De modo geral, há uma grande expectativa a respeito do que eles devem ser e fazer diante da sociedade. Por vezes, chega-se a pensar que os líderes da igreja deveriam ser pessoas melhores que as demais.

O que acontece, porém, é que os líderes da igreja são tão pecadores como qualquer outra pessoa. Quem coloca uma expectativa tão grande sobre essa liderança acaba ficando frustrado e, por vezes, não quer mais nem ouvir falar de igreja, pois pensa que nela todos são hipócritas.

Em alguns lugares da Bíblia, é possível ver uma lista daquilo que se espera da liderança da igreja. Em 1 Timóteo 3.1-13, o apóstolo Paulo fala, por exemplo, da importância de os líderes serem irrepreensíveis, serem casados com uma só pessoa, moderados, sensatos, modestos, hospitaleiros, aptos para ensinar, não serem vencidos pelas bebidas alcoólicas, não serem violentos e nem avarentos. Apesar de parecer uma lista dura, Paulo atesta: “Este ensinamento é verdadeiro: se alguém quer muito ser bispo na Igreja, está desejando um trabalho excelente” (1Tm 3.1).

Essas são características importantes para líderes, mas não somente para líderes. Essa lista nos ensina que aquilo que se espera dos líderes é o mesmo que se espera de toda a congregação. A congregação é um lugar onde há pecadores que são perdoados por Jesus. É por meio desse perdão que as pessoas da igreja podem novamente trabalhar para serem como Deus quer que sejamos.

Líderes ou não, todos precisam do perdão de Cristo. Dentro da igreja ou fora dela, todos precisam do perdão de Cristo. Ele oferece esse perdão a todos nós.

Oremos: Querido Deus, eu peço perdão por não entender a tua Palavra. Peço que tu me ensines e me faças ter o teu perdão. Por Jesus Cristo. Amém.