Publicado em: 23 de junho de 2017
Ignorantes da ignorância

Para: Sexta-feira, 23 de junho de 2017

Texto: Jó 38.1-11

“As suas palavras só mostram a sua ignorância.” (Jó 38.2)

A palavra “ignorância” aparece várias vezes na Bíblia. Ignorância é falta de conhecimento.

Nas redes sociais, de uma forma geral, temos visto crescer uma espécie de comportamento muito desagradável. É quando nós agimos desconhecendo nossa própria ignorância. Ou seja, quando somos ignorantes da nossa ignorância. E na nossa ignorância, atacamos as outras pessoas achando que sabemos mais, que podemos mais.

Agindo assim, ignoramos a realidade. Acabamos propagando fofocas achando que são verdades. Xingamos pela rede social e achamos que estamos fazendo o correto. Nos envolvemos em brigas desnecessárias por desconhecer o que estamos defendendo. Ignoramos o quanto somos ignorantes. E parecemos não ligar. Ou não saber.

Já foi dito que a ignorância é uma bênção e, às vezes, pode ser. Mas nem sempre é.

Há outra ignorância ainda mais perigosa. É ignorar Deus.

Ser ignorante quanto à obra de Jesus Cristo e quanto a tudo que ele fez e faz para a nossa salvação, é um risco enorme. Ser ignorante quanto à obra do Criador, vai nos afastar de Deus.

Jó é chamado de ignorante por desconhecer a obra do Criador. Deus disse a Jó: “As suas palavras só mostram a sua ignorância” (Jó 38.2). Deus, ouvindo a reclamação de Jó, lembra a ele quem fez tudo. Mas fez isso não para passar um sermão em Jó. Foi para lembrar a ele que Deus continua no controle. Que mesmo quando estamos perdidos, Deus continua agindo. Mesmo quando todos nos ignoram, Deus continua olhando para nós.

Podemos ignorar tudo. Mas não podemos ignorar o fato de Jesus ter dado sua vida por nós. E não podemos ignorar que todo aquele que crê em Jesus tem a vida eterna.

Oremos: Misericordioso Senhor, perdoa minha ignorância de ti e de teu amor. Ensina-me a amar aos outros como tu me amaste, em nome de Jesus, a tua sabedoria. Amém.