Publicado em: 02 de setembro de 2018
Humildes em tudo

Para: Domingo, 2 de setembro de 2018

Leia em sua Bíblia: Lucas 14.7-14

“Porque quem se engrandece será humilhado, mas quem se humilha será engrandecido.” (Lc 14.11)

Desde o momento em que o pecado entrou na vida do ser humano, queremos ser melhores do que os outros. Isso é facilmente percebido. Na escola, muitos buscam tirar a melhor nota apenas para obter destaque. No esporte, não se medem esforços para alcançar o primeiro lugar. A busca pelo elogio e o lugar de destaque é uma constante em nossa sociedade. E nós somos influenciados por esse modo de vida.

No tempo de Jesus não era diferente. Certa vez, Jesus estava reparando como os convidados escolhiam os melhores lugares. A partir daí ele orienta seus seguidores a procederem de um modo diferente: quando convidado para uma festa, não sente no melhor lugar; e, quando oferecer um jantar, não convide seus amigos, parentes, vizinhos ricos, mas convide os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos. Jesus está ensinando a esquecermos a nós mesmos em benefício do outro.

Qual característica mais tem aparecido em nossa vida: orgulho ou humildade? O orgulho nos leva à autoexaltação, nos faz esquecer que somos dependentes de Deus, endurece o nosso coração e nos afasta de Deus, pois nos impede de reconhecer que somos pecadores, e sem isso, não temos perdão.

Jesus ensinou uma forma diferente de agir, porque ele próprio a praticou. Humilhou-se em favor da humanidade, assumiu o lugar que era nosso, nos libertando do inferno. Com seu sacrifício pagou cada um dos nossos pecados. Agora estamos perdoados e salvos! Temos condição, mesmo que imperfeitamente, de seguir seus conselhos porque Jesus nos perdoa e orienta numa humilde caminhada, rumo à vida eterna!

Oremos: Amado Pai celeste, perdoa-nos quando fomos orgulhosos e dá-nos humildade na hora de nos relacionarmos com as pessoas. Com a tua ajuda, podemos ser mais amáveis no nosso dia a dia. Pedimos, em nome do humilde servo Jesus. Amém.