Publicado em: 22 de fevereiro de 2023
Humildade

Para: Domingo, 22 de fevereiro de 2023
Texto: Lucas 3.15-20

“Mas João disse a todos: — Eu batizo vocês com água, mas está chegando alguém que é mais importante do que eu, e não mereço a honra de desamarrar as correias das sandálias dele.” (Lc 3.16)

“Humildade é uma virtude que quando você descobre que tem, já a perdeu”, diz uma antiga frase. A impressão que temos é que a própria humildade pode ser tratada com orgulho. Como se ouvíssemos: “Eu me orgulho da minha humildade”.

Certo presidente dos Estados Unidos da América, resolveu fazer algo então inusitado para um chefe de Estado, em um dia muito especial, o Dia de Ação de Graças. Ele e sua família serviram um jantar para cerca de quatrocentos militares aposentados, que viviam numa casa de repouso das forças armadas. O vídeo deste dia mostra a nítida expressão de surpresa dos que eram servidos pela família presidencial.

João Batista não se orgulhava da sua humildade. Ele deixou um exemplo muito interessante. Quando as pessoas pensaram que ele poderia ser o tão esperado Messias, tratou logo de dizer que não era. E foi direto: “Está chegando alguém que é mais importante do que eu, e não mereço a honra de desamarrar as correias das sandálias dele” (Lc 3.16).

A humildade de Jesus e de João Batista contrasta com o luxo, as riquezas e o discurso de líderes cristãos badalados e famosos. Precisamos de profetas que continuem firmes na humildade, apontando para quem realmente é importante: Jesus Cristo, o Salvador e Senhor. Sobre ele o apóstolo Paulo escreve: “Pelo contrário, ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos” (Fp 2.7). Precisamos de líderes tal qual João Batista, que “anunciava de muitas maneiras diferentes a boa notícia ao povo e apelava a eles para que mudassem de vida” (Lc 3.18).

Oremos: Amado Senhor, nos ensinos das Santas Escrituras eu quero andar e tal como João Batista quero anunciar que Jesus é mais importante do que eu. Em nome dele, que se tornou um de nós, para nos perdoar e salvar. Amém.