Publicado em: 06 de março de 2019
Humildade

Para: quarta-feira, 06 de março

Leia em sua Bíblia: Salmo 51.14-19

“Ó Deus, o meu sacrifício é um espírito humilde; tu não rejeitarás um coração humilde e arrependido.” (Sl 51.17)

Hoje é quarta-feira de cinzas, uma data que marca o início da Quaresma. Mais do que uma época de jejum e privação, a Quaresma é um período tradicional do Cristianismo em que somos convidados a contrastar a nossa frágil condição humana com o poder amoroso de Deus.

De um lado, temos a nossa vida cheia de erros, pecados e desencontros. Não é um exercício fácil reconhecer o quanto somos pequenos e mesquinhos. Por exemplo, pode ser que não tenhamos matado ninguém, mas certamente já desejamos o mal a alguém. Até as coisas boas que fazemos sempre vêm acompanhadas de alguma dose de interesse pessoal. Sim, até a nossa mamãe nos ama com um pouco de interesse próprio. Que mãe ou pai nunca disse: “Dediquei tanto amor e você me retribui dessa forma?”

Não adianta teimar: somos frágeis, imperfeitos e pecadores. Por isso, nenhum sacrifício ou obra nossa é capaz de melhorar a nossa situação. Se você, por acaso, vive tentando convencer Deus e o mundo de que é uma pessoa excelente, pode parar. O que Deus quer de nós é um espírito humilde, que reconhece sua pequenez e pecaminosidade. Deus não rejeitará “um coração humilde e arrependido” (Sl 51.17). É hora de parar a tentativa infrutífera de conquistar o céu e passar a contemplar aquele que quer concedê-lo a você livremente. Jesus, o Filho de Deus, abandona a grandiosidade da glória para nascer como um de nós. É na morte do Homem-Deus, Jesus Cristo, que nossa existência encontra o amor e a bondade de Deus. É na ressurreição de Jesus de Nazaré que somos libertados da morte eterna. Pronto! Agora, podemos consagrar nossa vida a anunciar com alegria a salvação!

Oremos: Grandioso Deus, reconheço que sou pequeno e incapaz! Por isso, graças te dou pelo teu imenso amor em enviar Jesus, teu Filho, que veio ao mundo para nos dar vida e salvação. Agora, concede-me ânimo e sabedoria para anunciar com alegria a salvação. Amém.