Publicado em: 27 de novembro de 2021
Hora de acordar 

Para: sábado, 27 de novembro de 2021
Texto: Romanos 13.11-14  

“O momento de sermos salvos está mais perto agora do que quando começamos a crer.” (Rm 13.11)

O noticiário de cada manhã normalmente traz notícias de ocorrências criminais da noite anterior. A escuridão da noite parece dar guarida aos atos faltosos. Aqueles que têm maus propósitos preferem agir durante a noite. 

O apóstolo Paulo incentiva os cristãos a deixarem de lado a sonolência própria das horas da noite. Ele os chama a viverem na luz do dia, fazendo aquilo que pode ser feito à vista de todos, sem nenhum constrangimento. A razão que ele aponta para isso é a transitoriedade da vida e a proximidade do encontro com o Salvador Jesus para o desfecho final. Esses fatos precisam ser lembrados constantemente para que cada cristão se ocupe em viver de forma digna e agradável a Deus e, dessa forma, também testemunhe, aos que estão nas trevas, sobre a importância de uma vida com Deus. Paulo escreveu: “O momento de sermos salvos está mais perto agora do que quando começamos a crer” (Rm 13.11). 

Vivemos na luz do dia quando estamos iluminados pela graça de Jesus Cristo. Ele é a verdadeira luz que ilumina o mundo, que liberta das trevas, da escuridão, da cegueira e da morte. Jesus mesmo disse: “Eu sou a luz do mundo”. Cristo veio a este mundo, entregou a sua vida à morte, derramou o seu sangue na cruz para libertar os que estavam nas trevas e para dar-lhes a luz que conduz para a vida eterna. Quer queiramos ou não, o dia do desfecho final vem se aproximando e, para que não percamos a oportunidade de estar na luz e nela permanecer por toda a eternidade, é necessário lutar contra as trevas. Satanás quer de todas as formas fazer prevalecer a escuridão e encontra grandes aliados em nossa própria fragilidade e nos inúmeros atrativos do mundo. Somente em Cristo podemos nos abrigar e estar protegidos. 

Oremos: Senhor, obrigado por nos teres tirado das trevas e trazido para a luz. Reveste-nos sempre com o manto da justiça de Cristo. Amém.