Publicado em: 07 de setembro de 2023
Honrar as autoridades

Para: sábado, 07 de setembro de 2023
Leia em sua Bíblia: Romanos 13.1-7 

Somente os que fazem o mal devem ter medo dos governantes, e não os que fazem o bem.” (Rm 13.3) 

Para muitas pessoas ter direitos significa fazer as suas próprias vontades sem serem questionadas e sem se importarem com os direitos e vontades dos outros. Nessa maneira de pensar, as autoridades são boas e devem ser respeitadas se atendem aos meus direitos, ainda que isso possa ferir o direito de outras pessoas. 

A Palavra de Deus, no entanto, nos ensina a honrar, respeitar e obedecer às autoridades porque elas são colocadas por Deus e estão a serviço dele, para o bem dos que fazem o bem e castigo dos que fazem o mal. “Somente os que fazem o mal devem ter medo dos governantes, e não os que fazem o bem”, diz o apóstolo Paulo (Rm 13.3). 

É certo que as autoridades e governantes não são perfeitos e também erram, pois são pecadores como nós. Por isso Paulo também afirma que “quando as autoridades cumprem os seus deveres, elas estão a serviço de Deus” (Rm 13.6), e nos convida a orar por elas: “Orem pelos reis e por todos os outros que têm autoridade, para que possamos viver uma vida calma e pacífica, com dedicação a Deus e respeito aos outros” (1Tm 2.2). 

Quando celebramos mais uma vez nossa independência, como bons cidadãos devemos escolher bons governantes e exigir que sejam honestos, justos e que promovam a paz, a liberdade e os direitos fundamentais para todos. Mas igualmente importante é fazer a nossa parte, honrando e colaborando com eles e cumprindo os nossos deveres, para que tenhamos realmente direitos e benefícios para todos. Acima de diferenças políticas e ideológicas, como cristãos nós oramos para que as autoridades cumpram seu papel e permitam sempre a livre proclamação da independência da morte e do pecado, conquistada e dada a todos de graça pelo Rei e Salvador Jesus Cristo. 

Oremos: Senhor Deus, ajuda-nos a sermos bons cidadãos neste mundo e proclamarmos sempre o Reino de Cristo. Amém.