Publicado em: 11 de abril de 2020
Honesto e direito 

Para: sábado, 11 de abril de 2020
Texto: Daniel 6.1-24  

Aí os outros ministros e os governadores procuraram achar um motivo para acusar Daniel de ser mau administrador, mas não encontraram. Daniel era honesto e direito, e ninguém podia acusá-lo de ter feito qualquer coisa errada. (Dn 6.4) 

Daniel, ainda jovem, foi levado como escravo de Jerusalém para a capital da Babilônia. Na Babilônia, logo tornou-se um dos conselheiros do rei Nabucodonosor. Anos mais tarde, a Babilônia foi dominada pelos Medos, momento em que o rei Dario passou a governar um grande império. A partir de então, Daniel foi nomeado ministro de estado, dividindo funções com mais dois ministros, e, tendo abaixo de si, cento e vinte governantes de províncias. 

Como Daniel se mostrou mais competente do que os outros, o rei Dario pensou em colocá-lo acima dos demais. Então, “os outros ministros e os governadores procuraram achar um motivo para acusar Daniel de ser mau administrador, mas não encontraram. Daniel era honesto e direito, e ninguém podia acusá-lo de ter feito qualquer coisa errada” (Dn 6.4). 

Os opositores de Daniel armaram um plano que mexeu com a vaidade do rei Dario: durante um mês, todos os habitantes do império deveriam prestar culto e homenagens somente ao rei. Quem desobedecesse, seria morto. Como era seu hábito, Daniel continuou fazendo as suas preces a Deus, e por isso, foi delatado ao rei, acusado de desrespeito e descaso. 

A cilada funcionou: agora o nome de Daniel estava na boca do povo, sendo malhado e acusado de desrespeito e descaso para com o rei. Por fim, Daniel foi jogado às feras. A sua história poderia ter terminando aqui. Em seu túmulo poderia estar gravado: Daniel de Judá, honesto e direito”. 

Deus, em sua bondade, poupou Daniel da morte, usando-o como testemunha aos povos. Deus também nos poupou, por meio da obra de seu filho Jesus Cristo, da morte eterna, no inferno. E atualmente, Deus também quer nos usar como testemunhas do seu amor ao mundo. Vamos fazer isso? 

Oremos: Senhor, ensina-nos e guia-nos para vivermos de forma honesta e direita. Abençoa nosso testemunho. Em nome de Jesus. Amém.