Publicado em: 09 de abril de 2023
História feita por Deus

Para: domingo, 09 de abril de 2023
Leia em sua Bíblia: João 11.38-44

“Não tenham medo! Sei que vocês estão procurando Jesus, que foi crucificado, mas ele não está aqui; já foi ressuscitado, como tinha dito.” (Mt 28.5-6)

A manhã da Páscoa parecia uma manhã normal. Mulheres dirigiram-se ao lugar onde Jesus havia sido sepultado. Os pensamentos delas estavam tomados pela morte e pensavam que lá encontrariam um corpo sem vida. Elas levavam aromas, especiarias, para embalsamar o corpo de Jesus. Na Sexta-feira Santa, elas tinham visto o seu Senhor sofrer, ser zombado e exclamar: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” Por isso estavam totalmente envolvidas pela angústia e pela tristeza. A única preocupação era levar aromas e revolver a pedra. Este era o desfecho de uma história humana que todos nós poderíamos imaginar: o túmulo fechado, e um morto lá dentro.

Mas a manhã da Páscoa não é uma manhã de um domingo normal, imaginada pela mente humana ou comandada por seres humanos. A Páscoa é uma história feita por Deus. Ao chegarem ao túmulo, as mulheres encontraram a pedra revolvida. E um anjo disse a elas: “Não tenham medo! Sei que vocês estão procurando Jesus, que foi crucificado, mas ele não está aqui; já foi ressuscitado, como tinha dito” (Mt 28.5-6).

Jesus Cristo vive! Aquelas mulheres tiveram a certeza de que Deus fora fiel às suas promessas, de que podiam depositar a confiança num Deus vivo, e que, como Cristo ressuscitou, também elas iriam ressuscitar um dia.

A Páscoa é para você e para mim. Se Cristo não tivesse ressuscitado, seria vã a nossa fé. Mas ela não é vã porque é Deus quem faz a história. Jesus Cristo não poderia ficar na sepultura porque ele é Deus, o autor da vida, o Deus Forte, o Pai da Eternidade, o Salvador do mundo. Por isso podemos festejar a Páscoa, cheios de alegria, e crer nas palavras de Jesus: “Porque eu vivo, vocês também viverão” (Jo 14.19).

Oremos: Aleluia! Aleluia! Aleluia! Senhor, nosso Deus, obrigado porque tu fazes a história. Obrigado pela certeza da ressurreição e da vida eterna. Amém.