Publicado em: 15 de outubro de 2020
Gratidão pelo ensino 

Para: quinta-feira, 15 de outubro de 2020
Texto: Salmo 119.9-16 – Dia do Professor 

Ensina-me as tuas leis.” (Sl 119.12)

Você já teve dificuldades em ensinar alguém? Quais foram os pensamentos que lhe ocorreram? Talvez você tenha pensado o seguinte sobre o seu aluno: Como ele não consegue aprender algo tão simples? Ou quem sabe tenha feito um juízo ruim sobre si mesmo: “Eu não tenho dom para ensinar! Por mais elementar que seja aprender algo, é preciso ponderar que ninguém nasce sabendo. Também é preciso ressaltar que há diferenças no aprendizado e as pessoas aprendem em ritmos diferentes. 

No Salmo 119, versículo 12, o salmista faz um pedido a Deus: Ensina-me as tuas leis. Os decretos e leis de Deus são um tesouro precioso, que nos mostram como podemos agradá-lo e viver melhor. Por isso, podemos fazer o mesmo pedido. Todavia, jamais aprenderemos perfeitamente as leis de Deus. Isso porque, aprender é muito mais do que saber racionalmente. Se aprendêssemos perfeitamente a lei de Deus, não agiríamos de forma contrária a ela. 

Diante de nossa incapacidade, o que Deus faz? Ele tem paciência. A ponto de não apenas continuar nos ensinando, mas de enviar o seu único Filho, Jesus Cristo, para cumprir a lei e nos salvar, morrendo em nosso lugar.  

O que nos resta? Sermos gratos a Deus por tudo! Sermos gratos aos nossos pais que nos transmitiram a fé em Jesus! Sermos gratos aos nossos professores, que nos ensinaram e fizeram de nós quem nós somos! 

Oremos: Amado Pai celestial, obrigado por me ensinares os teus decretos, e por me ensinares que sou salvo por Jesus. Abençoa todos os professores para que continuem cumprindo fielmente a vocação para a qual foram chamados. Que diante das dificuldades eles possam contar sempre com o Mestre dos mestres, Cristo Jesus. Amém.