Publicado em: 22 de outubro de 2020
Gratidão e alegria 

Para: quinta-feira, 22 de outubro de 2020
Texto: Salmo 126  

“De fato, o Senhor fez grandes coisas por nós, e por isso estamos alegres.” (Sl 126.3) 

É fácil lembrar das coisas ruins que acontecem conosco. Talvez seja mais fácil lembrar de coisas negativas do que de coisas positivas. Você pode ter convivido por anos com um amigo que foi sempre bom com você, o melhor amigo, mas se ele comete um erro grave, parece que todo o retrospecto positivo é apagado, ou pelo menos manchado. O erro fala mais alto do que todos os acertos. A decepção fala mais alto do que toda a confiança e amizade de longos anos. O lado negativo fala mais alto do que todas as experiências e sentimentos positivos. 

É comum nos relacionarmos com Deus dessa mesma forma, transformando cada dificuldade, cada repreensão e cada decepção em nossa caminhada de fé na coisa que fala mais alto. Quando isso acontece, deixamos de sentir gratidão por todas as coisas boas e a alegria vai embora. Mas mesmo tendo essa tendência negativa, Deus continua derramando sobre nós coisas boas, quer reconheçamos ou não. Refletindo sobre isso, o povo de Deus diz“De fato, o Senhor fez grandes coisas por nós, e por isso estamos alegres” (Sl 126.3). 

A gratidão e a alegria de ser amado estão sempre ao alcance daqueles que confiam em Deus, pois Deus os convida a reconhecer que ele fez e faz grandes coisas por eles. Talvez você esteja passando ou já passou por momentos em que parece que Deus não está fazendo grandes coisas por você. Mas a realidade é que, mesmo que pareça assim por vezes, nada muda o fato de ele já ter feito a maior coisa que poderia fazer por você: Jesus, o filho de Deus, deu a vida por você na cruz! Se até isso ele fez, quanto mais ele fará em coisas menores, mesmo que você não perceba? De fato, grandes coisas fez o Senhor por nós, e por isso ele nos convida para reconhecermos e nos alegrarmos. 

Oremos: Senhor Deus, obrigado pelas grandes coisas que tu já fizeste por mim. Ajuda-me a reconhecer cada coisa boa na minha vida como um presente teu, e a não dar mais importância ao lado negativo e difícil da vida. Amém.