Publicado em: 19 de agosto de 2020
Gratidão 

Para: quarta-feira, 19 de agosto de 2020
Texto: Efésios 5.19-21  

Em nome do nosso Senhor Jesus Cristo, agradeçam sempre todas as coisas a Deus, o Pai.” (Ef 5.20) 

Você sabia que existe o Dia da Gratidão? O Dia da Gratidão, no Brasil, é comemorado em 06 de janeiro. Existe também o Dia Internacional da Gratidão, comemorado em 21 de setembro. Há também o Dia de Ação de Graças comemorado em novembro. O objetivo dessas datas, pelo menos na sua origem, é reservar um dia para agradecer. 

Qual é o significado de gratidão? Gratidão é um sentimento de reconhecimento que se tem em relação a algo que foi recebido. Quando alguma coisa foi feita por alguém, sem esperar nada em troca, ficamos gratos“Quem é grato é mais feliz”, diz a pesquisadora Sara Algoe, da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Segundo ela, a gratidão é a cola que pode unir as pessoas e criar felicidade de dentro para fora. 

Quais são os motivos que temos para agradecer? Na sua Carta aos Efésios, o apóstolo Paulo escreveu“Em nome do nosso Senhor Jesus Cristo, agradeçam sempre todas as coisas a Deus, o Pai” (Ef 5.20). 

O apóstolo Paulo nos sugere que devemos agradecer por todas as coisas. E isso inclui as adversidades. Pode parecer um pouco estranho, mas é nos momentos difíceis que buscamos forças, não em nós mesmos, mas em Deus. E, geralmente, saímos fortalecidos. Por isso também devemos agradecer sempre, mesmo nos tempos difíceis. 

Do ponto de vista bíblico, ser grato é uma característica dos filhos de Deus. É uma maneira de louvá-lo por tudo que ele fez por nós, principalmente pela salvação eterna conquistada para nós, por Jesus, na cruz. Esse, sem dúvida, é o principal motivo para sempre sermos gratos. 

Oremos: Bondoso Deus e Pai, gratos somos por nos teres dado o melhor de todos os presentes, Jesus Cristo, que obteve a salvação para todos. Dá-nos um coração agradecido para vivermos isso diariamente. Amém.