Publicado em: 30 de janeiro de 2022
Grande recompensa 

Para: domingo, 30 de janeiro de 2022
Texto: Mateus 5.10-12 

“Fiquem alegres e felizes, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês. Porque foi assim mesmo que perseguiram os profetas que viveram antes de vocês.” (Mt 5.12) 

Talvez em algum momento da sua vida você já tenha sido perseguido. Isso pode acontecer no trabalho, por exemplo, quando alguém tem um cargo superior ao nosso e, por algum motivo, não gosta do que fazemos, da forma como fazemos ou ainda quer nos envolver em um esquema de corrupção e não concordamos. Também podemos sofrer algum tipo de perseguição na escola quando nos recusamos a “colar” ou quando não permitimos que algum colega assine o nome num trabalho que não ajudou a fazer. As perseguições, geralmente, desanimam, assustam e trazem bastante sofrimento. 

No texto bíblico do Evangelho de Mateus, no capítulo 5, ao invés de falar em desânimo, Jesus nos convida a termos um sentimento de alegria diante das perseguições. Ele disse: “Felizes as pessoas que sofrem perseguições”. Talvez você esteja se perguntando: é sério que Jesus está dizendo isso, que deveríamos sentir alegria diante das perseguições? Sim, Jesus foi bastante claro: “Felizes as pessoas que sofrem perseguições por fazerem a vontade de Deus” (Mt 5.10). 

Realmente temos dificuldade com essas palavras. Por isso, o autor precisa nos fazer relembrar delas. Jesus sabia que ele mesmo precisaria enfrentar muitas perseguições e, inclusive, a morte. Ele veio ao mundo disposto a fazer a vontade do Pai, dando a vida por nós para perdoar os nossos pecados. Jesus diz que, mediante a fé nele, uma grande recompensa nos aguarda. A salvação eterna é a melhor de todas as recompensas! 

Oremos: Pai celestial, muito obrigado pelo privilégio de crermos. Obrigado porque tu usaste pessoas para que a tua palavra chegasse ao nosso coração. Mantém-nos firmes e dispostos a enfrentar as lutas, os medos e as perseguições, para fazermos a tua vontade e testemunharmos a nossa fé em Jesus Cristo. Em nome dele. Amém.