Publicado em: 09 de agosto de 2022
Graça pelos méritos de Cristo 

Para: terça-feira, 09 de agosto de 2022
Texto: Romanos 11.1-6  

“Porque, se a escolha de Deus se baseasse no que as pessoas fazem, então a sua graça não seria a verdadeira graça.” (Rm 11.6) 

Promoções, sucesso na carreira, prêmios, troféus são resultados de esforço, muito trabalho e persistência. Colocamos um objetivo, corremos atrás e, quando o alcançamos, somos elogiados. É a meritocracia.  

No que diz respeito à nossa salvação, esse critério não pode ser utilizado. E por um motivo muito especial: a fé, o perdão, a vida eterna e a salvação são presentes. É graça de Deus. É o que nos diz o texto de Romanos: “Porque, se a escolha de Deus se baseasse no que as pessoas fazem, então a sua graça não seria a verdadeira graça” (Rm 11.6). 

Na sua Carta aos Efésios, o apóstolo Paulo disse: “Antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para sermos dele por intermédio de nossa união com Cristo” (Ef 1.4). E por causa disso fomos presenteados: “Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus” (Ef 2.8). E que presente maravilhoso! 

Só que, para que pudéssemos receber esse presente, foi pago um preço muito alto: a morte de Jesus na cruz. Foi dessa maneira que Deus mostrou o quanto nos amava e o quanto queria nos dar esse presente. Por causa de nossos pecados, jamais conseguiríamos fazer o que Deus exige para a salvação. Então, ele enviou o seu filho Jesus que fez tudo o que era necessário. Os méritos, portanto, são dele. Foi ele quem conseguiu a vitória. Agora, recebemos como um presente o que Jesus conseguiu. Isso é graça.  

E o que se faz quando se ganha um presente ou quando se é escolhido? Jesus mesmo responde: “Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, fui eu que os escolhi para que vão e deem fruto” (Jo 15.16). Vamos compartilhar esse grande presente para que muito mais pessoas se alegrem com esse maravilhoso presente da salvação.  

Oremos: Senhor Deus, agradecemos por termos sido escolhidos por ti e por recebermos este presente inestimável da salvação. Em nome de Jesus. Amém.