Publicado em: 30 de maio de 2018
Graça e paz

Para: Quarta-feira, 30 de maio de 2018

Leia em sua Bíblia: Gálatas 1.1-5

“Que a graça e a paz de Deus, o nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês!” (Gl 1.3)

É costume de os cristãos saudarem-se uns aos outros, na chegada ou na saída, com uma expressão de bênção divina. Hoje seja saudado com as palavras do apóstolo Paulo: “Que a graça e a paz de Deus, o nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês!” (Gl 1.3).

Qual é o significado dessas palavras? Graça é uma palavra muitas vezes estranha na vida diária, porque poucas coisas são de graça. Muitas pessoas acham que até o que vem de Deus não é de graça, especialmente o perdão e a salvação eterna. Por isso tentam, com esforços próprios, agradar ou pagar a Deus pelos seus favores. Para Deus, porém, graça é graça. Graça significa o favor imerecido que ele concede a você e a mim, sem nenhum merecimento da nossa parte. Tudo porque ele nos ama e nos quer bem. A graça de Deus se revelou de maneira especial quando Jesus morreu na cruz para perdoar nossos pecados e nos salvar, sem exigir nada de nós. Tudo de graça.

E qual é o significado de paz? O mundo em geral pensa na simples ausência de guerras ou em ter saúde e dinheiro no bolso. E quando as guerras persistem? E quando não temos saúde plena ou nos falta dinheiro no fim do mês? Acabou a paz? Não! Jesus disse: “Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo” (Jo 14.27).

A paz que Jesus nos dá está ligada ao perdão dos pecados. Quando cremos que o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado, temos boa consciência e estamos em paz com Deus. É uma paz que garante um futuro eterno diante das instabilidades deste mundo. É a paz que nos permite enfrentar as maiores aflições e medo, porque estamos seguros nas mãos de Deus.

Oremos: Querido Deus, dá-me um coração arrependido, e o consolo da graça imerecida e a alegria da paz em Cristo. Que a tua graça e a tua paz estejam em mim neste dia e que eu possa saudar as pessoas com a graça e a paz da parte do Pai e do Senhor Jesus Cristo. Amém.