Publicado em: 20 de março de 2023
Força de vontade

Para: segunda-feira, 20 de março de 2023
Leia em sua Bíblia: Romanos 7.21-25

“Assim eu sei que o que acontece comigo é isto: quando quero fazer o que é bom, só consigo fazer o que é mau.” (Rm 7.21)

Há quem diga que, para enfrentar os problemas da vida, é necessário apenas ter força de vontade. Pensando assim, tem gente que acredita que superar vícios, depressão ou qualquer tipo de tentação é apenas uma questão de encontrar a força necessária dentro de si mesmo. Mas será que as coisas são realmente assim?

Na Carta aos Romanos, capítulo 7, versículo 21, o apóstolo Paulo escreveu: “Eu sei que o que acontece comigo é isto: quando quero fazer o que é bom, só consigo fazer o que é mau”. Você diria que Paulo, conhecido como o maior missionário da história do cristianismo, era uma pessoa sem força de vontade?

O que o apóstolo quer nos lembrar é que todos nós sofremos de uma doença incurável chamada pecado. Na vida de cada um de nós, essa doença se manifesta de maneiras diferentes, e não adianta tentar vencer com nossas próprias forças. Cada um de nós sofre suas próprias derrotas ao tentar fazer o que é certo, mesmo que tenha muita força de vontade.

Precisamos de uma outra força e de outro tipo de vitória. Não vamos conseguir ser perfeitos e cumprir toda a lei de Deus. Jesus Cristo já fez isso em nosso lugar. Não precisamos conquistar a vitória contra o mal. Jesus também já fez isso por nós. O que nós somos incapazes de fazer, Cristo já fez.

Crendo em Jesus, não nos apoiamos mais em nossas próprias forças. Recorremos ao perdão e amor de Deus, nos firmamos na vitória que foi garantida para nós na cruz e na ressurreição, e então continuamos a lutar. Vamos sofrer derrotas e levar tombos, mas Jesus sempre estará ao nosso lado para nos levantar.

Oremos: Bom Deus, ajuda-me a confiar em Cristo como minha força e vitória. Ajuda-me a não desistir de lutar, e a lembrar que nunca estou sozinho. Amém.