Publicado em: 06 de novembro de 2021
Fonte de ânimo e de força 

Para: sábado, 6 de novembro de 2021
Texto: 2Tessalonicenses 2.13-17  

“Encham o coração de vocês de ânimo e os tornem fortes para fazerem e dizerem tudo o que é bom!” (2Ts 2.17) 

Muitos de nós concordam que uma alimentação na quantidade adequada e o mais saudável possível ajudará a enfrentarmos o dia a dia com maior disposição e bom humor. Mas, quando falamos da alimentação da nossa alma, tomamos o devido cuidado? 

O apóstolo Paulo escreveu a sua Segunda Carta aos Tessalonicenses muito agradecido porque eles estavam conseguindo suportar vários obstáculos e indo muito bem na nova vida de convertidos. Eles davam forte testemunho por meio do trabalho que realizavam com muito amor e dedicação. Infelizmente, estavam sofrendo muito por causa de falsos apóstolos que procuravam fazer com que ficassem confusos sobre a volta de Cristo e sobre a real situação daqueles que já haviam morrido em Cristo. Existia um risco real de alguns abandonarem a fé e voltarem à sua antiga vida em pecados. Desiludidos, voltariam a se preocupar somente com o que alimenta o corpo já que muitos abandonariam a fé na ressurreição dos mortos e a esperança do feliz reencontro com aqueles que já haviam partido. 

O cuidado pastoral, que acompanhou as convincentes orientações de Paulo, serve para nós ainda hoje. Fomos escolhidos por Deus para sermos salvos pelo poder do Espírito Santo e na fé em Jesus Cristo. Fomos chamados por ele para vivermos no evangelho e anunciá-lo aos que estão se perdendo por falta de esperança e de fé. A fonte de vida é Jesus, que nos dá a viva esperança da vida eterna e a certeza da ressurreição dos mortos. Portanto, “que o próprio Jesus Cristo, o nosso Senhor, e Deus, o nosso Pai, que nos ama e que na sua bondade nos dá uma coragem que não acaba e uma esperança firme, encham o coração de vocês de ânimo e os tornem fortes para fazerem e dizerem tudo o que é bom!” (2Ts 2.17). 

Oremos: Amado Deus, mantém-nos firmes na fé e no amor em Cristo. Além do corpo, que eu pense em alimentar espiritualmente a mim e a minha família. Abastece-me com a fonte da tua palavra. Por Jesus. Amém.