Publicado em: 27 de novembro de 2023
Fiquem vigiando

Para: segunda-feira, 27 de novembro de 2023
Leia em sua Bíblia: Marcos 13.24-37 

“O que eu lhes digo digo a todos: fiquem vigiando!” (Mc 13.37) 

Por causa da sensação de falta de segurança que temos em nosso país, estamos acostumados a estar sendo vigiados o tempo todo. Quando entramos num mercado ou em algum outro comércio, costumamos ver placas que dizem: “Sorria, você está sendo filmado. E nós também queremos vigiar para nos sentirmos mais seguros. Nos condomínios e até em algumas casas, as pessoas instalam câmeras de segurança, contratam vigias noturnos, fazem pactos informais com os vizinhos para que uns vigiem as casas dos outros quando esses estiverem na praia, por exemplo. Vigiar faz parte da nossa rotina porque sabemos que algumas coisas são importantes demais para ficarem sem a nossa atenção. 

Jesus sabe disso, e por isso costumava falar sobre isso com os seus discípulos. Ele disse algo a eles que serve para nós também: “O que eu lhes digo digo a todos: fiquem vigiando!” (Mc 13.37). A diferença é que Jesus não estava se referindo a alguma propriedade, mas a algo muito mais importante: a nossa saúde espiritual. 

Muitas vezes nos preocupamos tanto com as coisas deste mundo que esquecemos de prestar atenção na nossa vida espiritual. Será que estamos cuidando da fé? Será que estamos investindo tempo e recursos para estarmos prontos quando Jesus voltar para nos buscar? É comum sermos exemplares no nosso cuidado com a casa e o carro, mas esquecemos de cuidar do que é eterno. Por isso Jesus, que é a nossa segurança e o vigia de nossa alma, nos lembra: “Fiquem vigiando!” É um alerta carinhoso do Salvador que nos guarda e não quer que nós esqueçamos dele. 

Oremos: Deus Espírito Santo, obrigado por nos conduzires no caminho de Deus. Ajuda-nos a permanecermos nesse caminho, sem nos desviarmos para nenhum lado. Dá-nos disposição para cuidarmos de nossa fé. Em nome de Jesus. Amém.