Publicado em: 19 de maio de 2017
Fique mais um pouco

Para: Sexta-feira, 19 de maio de 2017

Texto: Atos 10.44-48

“E elas pediram a Pedro que ficasse ali alguns dias” (At 10.48)

Como é bom receber a visita de amigos e familiares! Pessoas com as quais gostamos de conversar por horas e horas. Em momentos assim o tempo passa depressa. E quando vem a despedida, muitas vezes falamos: “É cedo, fique mais um pouco”.

            Foi isso o que aconteceu com Pedro quando foi até a casa de Cornélio fazer uma visita. Cornélio havia convidado seus amigos e parentes e assim reuniu muita gente. E no final da visita, as pessoas “pediram a Pedro que ficasse ali alguns dias” (At 10.48).

            Mas Pedro não era parente de Cornélio e nem de seus amigos, não era conhecido de nenhum deles e também não tinha os mesmos costumes em função da sua etnia e educação religiosa. A visita tinha tudo para não ser bem-sucedida se não fosse a presença do Espírito Santo naquele encontro.

            Foi através da ação do Espírito Santo que Pedro e outros judeus vindos de Jope foram bem recebidos naquela casa. A comunhão entre todos estava estabelecida pela ação do Espírito Santo, ao ponto de Pedro afirmar que todos que ali estavam deveriam ser batizados.

            Essa é a maravilha da comunhão em Jesus! Pela ação do Espírito Santo, Deus é capaz de reunir pessoas dos mais diferentes costumes, etnias e culturas para louvá-lo e escutar a sua Palavra, formando assim a Igreja. Comunhão em Jesus é ser aceito por todos e aceitar a todos, até porque quando nos reunimos em torno da Palavra de Deus, mesmo que seja em nossa residência, como ocorrera com Cornélio, não estamos mais em casa, mas na casa de Deus que realiza a obra da comunhão. E justamente por isso, nosso desejo deve ser o mesmo daquelas pessoas na casa de Cornélio: ficar mais tempo reunido em comunhão cristã.

Oremos: Jesus, como é bom ter a tua companhia e das pessoas que colocaste em minha vida como família de Deus. Que a tua comunhão seja cada vez mais plena na minha vida e na vida de muitos. Em teu nome. Amém.