Publicado em: 08 de dezembro de 2023
Filhos de Deus pelo amor de Jesus

Para: sexta-feira, 8 de dezembro de 2023
Leia em sua Bíblia: Efésios 1.3-14 

“Por causa do seu amor por nós, Deus já havia resolvido que nos tornaria seus filhos, por meio de Jesus Cristo, pois este era o seu prazer e a sua vontade.” (Ef 1.4-5) 

Um dos componentes fundamentais num processo de adoção é o amor. Adotar é um ato que supera preconceitos e amplia o que se entende por família. Adotar é um ato de amar. Sabemos que uma adoção legal e efetiva exige condições financeiras, psicológicas, sociais, afetivas, emocionais, racionais entre outras. Implica numa série de outros fatores também importantes, mas que decorrem ou vêm juntos do amor. Quem ama, cria, cuida, sustenta, educa. Exige paciência, dedicação, cuidado, atenção, respeito, consideração, boa vontade, investimento e sobretudo, amor. 

Deus sempre soube de tudo isso. E mais: ele agiu de forma amorosa. Na Carta aos Efésios, o apóstolo Paulo sintetizou todo este amor ao escrever o seguinte: “Por causa do seu amor por nós, Deus já havia resolvido que nos tornaria seus filhos, por meio de Jesus Cristo, pois este era o seu prazer e a sua vontade” (Ef 1.4-5). A grande resolução divina aqui descrita foi: movido pelo seu grande amor por nós, Deus nos tornou seus filhos de fato e verdade. 

Este era e é o seu prazer! Mesmo que tenha se decepcionado com o ser humano logo após a criação, Deus nos amou tanto que enviou seu Filho para nos redimir. Ser filho de Deus é um imenso privilégio e responsabilidade.  

Esta era e é a sua vontade! “Ele quer que todos sejam salvos e venham a conhecer a verdade” (1Tm 2.4). O amor aqui se traduz em vontade e disponibilidade em prover os recursos necessários à nossa salvação. 

Tornar-nos seus filhos foi o maior ato e demonstração de amor divino para o ser humano. E ainda hoje há possibilidade de resgate, de ser redimido por Deus pela fé em Jesus Cristo. Se hoje somos ou podemos ser filhos de Deus é por causa do seu amor por nós. 

Oremos: Querido Jesus, sou grato por tanto amor, que me tornou um de seus filhos amados por ti, meu divino e bondoso Salvador! Amém.