Publicado em: 15 de maio de 2017
Filho de Deus pela fé em Jesus

Para: Segunda-feira, 15 de maio de 2017

Texto: 1 João 5.1-5

“Todos aqueles que crêem que Jesus é o Messias são filhos de Deus.” (1Jo 5.1)

Quem é você? Essa pergunta parece simples de ser respondida, mas se analisarmos com cuidado, é mais profunda e complexa do que pensamos. As respostas vão muito além das definições que recebemos pelas autoridades civis, como uma certidão de nascimento com filiação, sexo, etnia, data e local do nascimento. Responder a essa pergunta é definir uma identidade que vai além de classificações acima listadas, é falar de qualidades e defeitos. Quando somos desafiados a responder quem somos, mesmo com muita coragem, não expomos todos os nossos defeitos. É bem mais fácil falar das qualidades.

“Quem é você?”, é uma pergunta constante pela simples razão de que nem todos nos conhecem. Repetidas e inúmeras vezes teremos de responder quem somos, pelas mais diversas razões. Somente não precisamos responder para Jesus.

Falar quem somos para Jesus é “chover no molhado”. Ele nos conhece intimamente. Pela fé que temos nele somos filhos de Deus, amados por Deus, mesmo com todos os defeitos que temos em função dos nossos pecados. Por sermos filhos de Deus não há nada a esconder e também nada a temer.

O apóstolo João afirma que “todos aqueles que creem que Jesus é o Messias são filhos de Deus” (1Jo 5.1), ou seja, pela fé em Jesus que morreu na cruz e ressuscitou em favor da humanidade, sei que sou filho de Deus, mesmo que ele saiba perfeitamente quem sou. Ele realizou sua obra salvadora justamente por saber quem eu sou de verdade.

Quem é você? As respostas continuam a variar de pessoa a pessoa. Mas para todos nós que cremos em Jesus a resposta é a mesma: sou um filho de Deus, pecador com todos os defeitos, mas amado, perdoado e aceito por Jesus.

Oremos: Senhor, sou teu filho! Que bom que tu me aceitas por misericórdia. Ajuda-me no testemunho para que muitas pessoas recebam a notícia de que pela fé também são filhas de Deus. Amém.