Publicado em: 10 de janeiro de 2021
Fila 

Para: domingo, 10 de janeiro de 2021 

Texto: Lucas 3.15-22 

“Depois do batismo de todo aquele povo, Jesus também foi batizado.” (Lc 3.21) 

É inevitável que enfrentemos filas. No supermercado, na agência bancária ou no hospital, é preciso aguardar a sua vez. Ao buscar serviços essenciais, há uma longa espera. Antes de grandes eventos, há pessoas que acampam por dias para comprar o seu ingresso. Nem a tecnologia acabou com elas, pois há fila também no atendimento do telemarketing e nchat do serviço ao consumidor. 

Jesus também entrou em uma fila, à beira do rio Jordão: “Depois do batismo de todo aquele povo, Jesus também foi batizado” (Lc 3.21). Lá, João Batista batizava os que reconheciam os seus pecados. Não era um batismo que concedia o Espírito Santo, como o de Jesus posteriormente o faria, mas um ato simbólico pelo qual a pessoa se mostrava arrependida. O Senhor voluntariamente entrou nessa fila, foi contado entre os pecadores. Ele não queria privilégios, mas veio para compartilhar as dores e angústias de todos aqueles que, diariamente, tem de enfrentar as suas filas: para receber um benefício, para pagar as contas, para um transplante ou uma cirurgia, para se despedir de um ente querido a ser sepultado. 

Jesus não tinha que encarar aquela fila. As Escrituras afirmam que nele não havia pecado. No entanto, ali, no início de seu ministério, ele assumiu o mesmo destino de todos os pecadores, colocando-se à disposição para carregar os sofrimentos e erros deles. A voz celeste o reconheceu como o Filho amado do Pai celesteque Jesus alegrava o Pai ao trazer novamente os pecadores à comunhão com Deus. Por isso, hoje ainda Jesus nos convida para que, sem fila, recebamos o perdão que ele nos traz: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso” (Mt 11.28). 

Oremos: Senhor, terei que enfrentar muitas filas na vida. Suportarei a espera lembrando do teu amor ao entrar na fila dos pecadores, assumindo o meu pecado. Toma as minhas dores e concede-me a alegria da tua salvação! Amém.