Publicado em: 31 de dezembro de 2023
Feliz ano novo, voltados para Deus

Para: domingo, 31 de dezembro de 2023

Leia em sua Bíblia: Isaías 30.15-18 

O Senhor, o Santo Deus de Israel, diz ao seu povo: “Se voltarem para mim e ficarem calmos, vocês serão salvos; fiquem tranquilos e confiem em mim, e eu lhes darei a vitória.” (Is 30.15) 

Chegou o dia de dizer: adeus ano velho, feliz ano novo! Na transição temporal de ano no calendário civil, podemos também dizer “Ebenézer”, ou “até aqui o Senhor Deus nos ajudou” (1Sm 7.12)Ebenézer, palavra bíblica hebraica, era o nome de uma aldeia de Efraim onde os filisteus derrotaram os israelitas e significava literalmente “pedra de ajuda”. Em seguida, quando o povo de Deus venceu os filisteus, o profeta Samuel tomou uma pedra e a colocou entre Mispa e Sem e, em comemoração e sinal de gratidão, disse: “Até aqui o Senhor Deus nos ajudou!” 

A vida continua sendo feita de vitórias e derrotas que são vivenciadas e expressadas de múltiplas maneiras em nosso cotidiano. Vem à nossa lembrança o que se passou em mais um ano deixado para trás. O ano que se vislumbra traz consigo expectativas e esperanças. Entre passado, presente e futuro, este dia nos convida à reflexão. Em meio às batalhas da vida, a palavra de Deus traz-nos paz ao coração. 

O Senhor, o Santo Deus de Israel, diz ao seu povo: “Se voltarem para mim e ficarem calmos, vocês serão salvos; fiquem tranquilos e confiem em mim, e eu lhes darei a vitória” (Is 30.15)Essas palavras foram dirigidas ao povo de Deus em batalha pela sobrevivência. Fica a lição também para nós: acalmemo-nos, voltemo-nos a Deus e confiemos nele, pois é dele que vem a salvação e a vitória. 

Jesus veio para nos salvar, pois ressurgiu vitorioso. Ele é o nosso Salvador que nos trará a vitória. Esta boa notícia nos deixa calmos e tranquilos para vivenciarmos o presente, independentemente do passado e do futuro, pois nossa vida está em suas mãos. Ele é o bom pastor que nos conduz pelo caminho da vida. Nesta única certeza podemos desejar uns aos outros: feliz e abençoado Ano Novo!  

Oremos: Senhor Deus, gratos somos por tudo que passou. Abençoa-nos e guia-nos neste novo ano que logo se inicia, pois assim teremos paz e tranquilidade. Voltados a ti e confiantes, seguiremos salvos e vitoriosos. Em teu nome, ó Cristo. Amém.