Publicado em: 06 de junho de 2021
Felicidade é ser e não ter 

Para: domingo, 6 de junho de 2021
Texto: Lucas 6.20-26  

Felizes são vocês, os pobres, pois o Reino de Deus é de vocês. (Lc 6.20) 

Eventualmente nos deparamos com manchetes que noticiam a morte de uma pessoa famosa, muito bem-sucedida. Uma pessoa que possuía tudo, mas que se entregou ao vício dos remédios ou de drogas, buscando preencher um vazio que, aparentemente não existia. Ela perdeu o sentido da vida e colocou um ponto final” na existência. Como entender tudo isso? Como não se deixar levar pelo vazio? 

Essa resposta não está em nós, mas em Deus, pois toda humanidade, desde a queda em pecado, busca e procura um sentido, busca preencher um vazio que destrói e mata. Esse vazio surge de uma felicidade enganadora que está fundamentada no ter, mas não no ser. Nesse sentido, Jesus disse: “Felizes são vocês, os pobres, pois o Reino de Deus é de vocês” (Lc 6.20). 

Ser pobre, no texto, é ser dependente, é não ter nada do que se gloriar, é reconhecer que cada dia de vida é uma dádiva e um grande presente. Mas o que Jesus quis dizer ao afirmar que essas pessoas são felizes?  

Jesus nos oferece aquilo que o ser humano mais precisa, que não pode conquistar ou merecer: o perdão. Movidos por sua promessa, ao reconhecermos nosso vazio, o nosso pecado e nossa nudez espiritual, buscamos esse perdão. E somos perdoados! O perdão é a essência do Reino de Deus. Foi para nos dar perdão que Jesus Cristo, em seu grande amor, veio ao nosso encontro, nasceu, morreu e ressuscitou por nós, para que fôssemos ricos. 

O amor de Deus, revelado em Jesus Cristo, nos coloca no Reino de Deus e nos traz o verdadeiro consolo e preenchimento que nenhum bem material, físico ou social pode nos dar. Não importa qual seja sua pobreza, dependência ou necessidade, Jesus pode e quer dar um novo sentido, uma vida que não tem fim. Afinal, um tesouro eterno! 

Oremos: Bondoso Deus, louvamos-te pelo teu amor revelado e concretizado em Jesus Cristo. Preserva-nos em teu Reino e, mesmo diante das adversidades, enche-nos do teu perdão. Amém.