Publicado em: 29 de junho de 2021
Perdoe 

Para: terça-feira, 29 de junho de 2021
Texto: Gálatas 6.1-10  

Ajudem uns aos outros e assim vocês estarão obedecendo à lei de Cristo. (Gl 6.2) 

O que fazer quando alguém que amamos está agindo mal, está causando problemas para ele mesmo e para outras pessoas? O apóstolo Paulo nos orienta: “Meus irmãos, se alguém for apanhado em alguma falta, vocês que são espirituais devem ajudar essa pessoa a se corrigir. Mas façam isso com humildade e tenham cuidado para que vocês não sejam tentados também” (Gl 6.1). Paulo nos diz para ajudar a pessoa e não, simplesmente, condená-la e atirar pedras nela.

A única lei que Jesus nos deixou foi: “Eu lhes dou este novo mandamento: amem uns aos outros. Assim como eu os amei, amem também uns aos outros” (Jo 13.34). Amar uns aos outros é mais do que querer bem ao outro. É, sim, carregar as cargas do outro. E que cargas são essas? São as suas fraquezas pecaminosas e as suas consequências.

Todo cristão foge do pecado e luta contra as tentações como, por exemplo, o adultério, a idolatria, a avareza, as paixões da mocidade. Fraquezas e quedas, porém, ainda acontecem, tanto na família como na igreja. E como geralmente reagimos? Na maioria das vezes, gostamos de nos orgulhar de nossos feitos dizendo: “Eu jamais faria isso!” O apóstolo Paulo, porém, nos exorta a agirmos com amor e humildade. “Ajudem uns aos outros e assim vocês estarão obedecendo à lei de Cristo” (Gl 6.2), ele escreveu.

O amor que nos faz agir assim é o mesmo amor que Jesus teve por nós, morrendo para nos salvar. O teólogo Martinho Lutero escreveu: “O amor é doce, benigno e paciente, não em receber, mas em dar, pois é obrigado a fechar os olhos a muitas coisas e a carregá-las”. Então, fechemos os olhos para a raiva e desejo de atirar pedras. Perdoemos e caminhemos ao lado de quem errou, ajudando-o a se corrigir.

Oremos: Senhor Jesus, obrigado por teres carregado sobre ti o peso dos meus pecados. Capacita-me a carregar as fraquezas do meu próximo, perdoando e auxiliando-o em suas lutas. Amém.