Publicado em: 15 de julho de 2021
Fé e coragem sempre 

Para: quinta-feira, 15 de julho de 20211
Texto: Salmo 27.7-14  

Confie no Senhor. Tenha fé e coragem. Confie em Deus, o Senhor. (Sl 27.14)

Vivemos dias difíceis. O contexto socioeconômico brasileiro apresenta indicadores extremamente frágeis para a grande maioria das pessoas. As desigualdades sociais só aumentam e as políticas públicas de reversão desse processo gradativamente perdem estímulo e espaço. Vivemos dias em que uma polaridade ideológica inconsequente acirra ânimos de uma maneira perigosa, tirando o foco do que de fato precisa ser feito. Discursos agressivos e, por vezes, até violentos, permeados de preconceitos dos mais variados se fazem ouvir em diferentes espaços. Em meio a tudo isso, que poderia ser descrito de diferentes formas, vive o cristão, frequentemente sem saber ao certo a quem ouvir, como decidir, como seguir. 

Na verdade, a coerência na vida cristã nunca foi fácil e nunca será fácil. Afinal, a proposta cristã é radical e desafiadora quando comparada à lógica instalada na organização da maioria das sociedades humanas. Talvez por isso, em muitos espaços de análise, Jesus seja visto como um lunático, com uma proposta irreal e sem aplicação. Mas, o que seria a vida, sem o acolhimento e o perdão? O que seria a vida sem a empatia e a partilha? O que é a vida quando ela não está no centro, sendo o sentido maior do ir e vir? Jesus andava revelando a vidaO seu amor pela vida sempre falou mais alto e estava acima de tudo. Por isso, precisamos do conselho bíblico: “Confie no Senhor. Tenha fé e coragem. Confie em Deus, o Senhor” (Sl 27.14). 

Em tempos como os de hoje, como também em todos os tempos, lembremos sempre das palavras de Jesus, o Cristo de Deus, para que a fé jamais nos falte e a coragem nos mova a nunca deixar de dizer e fazer o que precisa ser feito. 

Oremos: Obrigado, Senhor, pelo dom da fé. Guia-me pelo teu caminho e que nunca me falte coragem para tomar as difíceis decisões da vida. Amém.