Publicado em: 11 de janeiro de 2024
Fazer tudo o que quero 

Para: quinta-feira, 11 de janeiro de 2024
Texto:  

O nosso corpo não existe para praticar a imoralidade, mas para servir o Senhor; e o Senhor cuida do nosso corpo.” (1Co 6.13) 

Muitas pessoas, especialmente quando são jovens ou estão na crise da meia idade, têm o sonho de fazer “tudo o que der vontade”. Algumas pessoas podem pensar que esse seria o caminho ou o começo da felicidade. Mas quando todo mundo faz o que tem vontade e quando não há mais regra alguma a ser cumprida, estaríamos nos encaminhando para a ordem ou para o caos da sociedade? 

O apóstolo Paulo, que havia fundado a igreja de Corinto, rebateu um provérbio muito comum na época de que “eu posso fazer tudo o que quero”. Paulo está respondendo a uma desculpa que o pessoal de Corinto estava usando para a prática da imoralidade. Eles estavam interpretando, de uma forma equivocada que, por causa da fé em Cristo, podiam usar o corpo de qualquer jeito, pois eram perdoados gratuitamente por Deus.  

Infelizmente esse pensamento permanece até hoje. Muitas pessoas dizem “Deus é bom”, “Deus é amor”, “todas as formas de amor são válidas”, para tentar justificar algumas atitudes que não estão de acordo com a vontade de Deus.   

escritor bíblico está sendo objetivo, dizendo que não podemos usar o nosso corpo de qualquer jeito. Deus colocou limites porque sabe o que é melhor para a nossa vida. Há regras, sim. Nem toda forma de prazer é permitida para aqueles que querem seguir ao Senhor. Ele nos criou para uma finalidade muito maior do que apenas para o nosso próprio prazer: O nosso corpo não existe para praticar a imoralidade, mas para servir o Senhor; e o Senhor cuida do nosso corpo” (1Co 6.13). Paulo nos diz claramente que fazemos parte, pela fé, do corpo de Cristo e assim, nos tornamos, “espiritualmente, uma só pessoa com ele” (1Co 6.17). 

Oremos: Senhor, agradecemos-te porque tu nos perdoas sem nenhum merecimento da nossa parte. Tu nos amas antes de te amarmos. Obrigado pelo corpo que é um presente que recebemos de ti. Ajuda-nos a usá-lo bem e a te servirmos com ele. Por Jesus. Amém.