Publicado em: 07 de abril de 2022
Faraó não soube escolher 

Para: quinta-feira, 7 de abril de 2022
Texto: Salmo 118.19-29  

“A pedra que os construtores rejeitaram veio a ser a mais importante de todas. Isso foi feito pelo Senhor e é uma coisa maravilhosa!” (Sl 118.22-23) 

Os Salmos 113 a 118 formam um conjunto de cânticos que os israelitas entoavam ao celebrar a Páscoa. Todos eles relembram, de alguma maneira, a escravidão a que os israelitas foram submetidos por vários séculos no Egito. Eles recordam também a extraordinária libertação do povo de Deus sob a liderança de Moisés e de Arão. Mesmo séculos após a saída do Egito, já morando na Terra Prometida e podendo adorar a Deus no Templo em Jerusalém, hinos como o Salmo 118 ainda ecoavam as felizes memórias da vitória que Deus deu ao seu povo ao libertá-lo do jugo de Faraó, o rei do Egito. 

Os israelitas foram morar no Egito nos dias em que José, um dos filhos de Jacó, era o vice-governador daquele país. Naqueles dias, por meio da sabedoria que Deus deu a José, o mundo foi salvo da fome. Aquele Faraó reconheceu isso com gratidão e permitiu que José trouxesse seu pai e seus irmãos para habitarem no Egito. Anos mais tarde, quando os israelitas já se haviam multiplicado muito, um Faraó que não conheceu José viu naqueles estrangeiros uma ameaça a si e ao seu país. Por isso, Faraó decidiu escravizá-los, forçando-os a trabalhar na construção civil, fabricando tijolos, lapidando pedras e erigindo edifícios e monumentos, muitos deles em honra do próprio Faraó. 

O egocêntrico Faraó rejeitou Israel como um pedreiro distraído que joga fora algo que podia ser muito útil numa obra. Mas no projeto de Deus, Israel tinha enorme valor, pois, séculos depois, como prometido nas Escrituras, de Israel nasceria Jesus Cristo, a Pedra fundamental em que todos podemos depositar a confiança e sobre a qual todos podemos edificar a vida. “A pedra que os construtores rejeitaram veio a ser a mais importante de todas. Isso foi feito pelo Senhor e é uma coisa maravilhosa!” (Sl 118.22-23).

Oremos: Querido Deus, obrigado por tua fidelidade e misericórdia. Ajuda-me a permanecer em Cristo hoje e sempre. Em nome de Jesus. Amém.