Publicado em: 03 de setembro de 2021
Falar com amor 

Para: sexta-feira, 3 de setembro de 2021
Texto: Filemom 8-22  

“Mas o amor que tenho por você me obriga a lhe fazer apenas um pedido.” (Fm 9) 

Alguma vez você já disse a coisa certa, mas da maneira errada? Às vezes temos tanta convicção que somos descuidados na maneira de falar. E então nós criamos conflitos desnecessários ao expressar o que pensamos de forma brusca e arrogante. 

O apóstolo Paulo precisou lidar com uma situação sensível. Ele estava mandando Onésimo, um escravo fugitivo, de volta para casa. O apóstolo tinha convicção de que Onésimo não deveria ser castigado por ter fugido e nem mesmo recebido na condição de escravo. Afinal, ele era livre em Cristo e um irmão na fé. Paulo poderia simplesmente ordenar que Onésimo fosse tratado com dignidade. No entanto, na carta enviada a Filemom, ele usou palavras conciliadoras: “Mas o amor que tenho por você me obriga a lhe fazer apenas um pedido” (Fm 9). 

Nós vivemos dias de muita polarização, em que as pessoas se sentem no direito de ofender as outras quando julgam estarem certas. Mas o amor, demonstra Paulo, nos obriga a agir de modo diferente. 

O apóstolo tinha em mente o amor de Cristo que foi humilde e falou mansamente, com toda a paciência. Em vez de impor o seu Reino pela espada, Jesus entregou a sua vida na cruz, oferecendo a si mesmo para a salvação dos pecadores. Essa forma de Deus agir, inspirou Paulo a falar com carinho, deixando claro o que era correto. Da mesma forma, a ação de Deus nos leva a não apenas dizer a verdade, mas fazer isso em amor e com respeito. 

Polarização e ofensas mútuas espalham mais do que ajuntam. O amor que vem da cruz perdoa, une e edifica. Que esse amor seja refletido em todas as nossas palavras e ações. 

Oremos: Amado Pai, obrigado pelo teu Espírito Santo que nos chama pela cruz, sem coerção. Ajuda-nos a compartilhar a verdade em amor e livra-nos de toda arrogância no falar e no agir. Por Jesus. Amém.