Publicado em: 26 de fevereiro de 2021
Falar a verdade 

Para: sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021
Texto: Jeremias 26.8-15  

Foi o Senhor Deus quem me mandou falar tudo o que vocês me ouviram dizer contra este Templo e contra esta cidade. (Jr 26.12)

Falar a verdade nos dias atuais pode trazer muitos problemas. Num mundo onde se pratica o politicamente correto, falar a verdade nem sempre é a recomendação! Mas, este é o desejo de Deus: falar a verdade em toda e qualquer situação.  

Essa era a atitude esperada por Deus do profeta Jeremias no Antigo Testamento. Ele recebeu de Deus uma missão: anunciar às pessoas que elas estavam afastadas dele e viviam em pecado. Elas viviam no pecado da idolatria, adoravam falsos deuses e não queriam se arrepender. Deus chamou e enviou Jeremias para que levasse o povo ao arrependimento, para que as pessoas abandonassem os falsos deuses. 

O que Jeremias deveria fazer? Falar a verdade! O povo e os líderes religiosos da época ouviram Jeremias, e em vez de se arrependerem dos seus pecados, eles se revoltaram contra o profeta, ameaçando-o de morte, pois o que ele estava anunciando não lhes agradou. Ele anunciava a destruição do Templo e da cidade de Jerusalém caso não houvesse arrependimento por parte do povo. Diante da ameaça de ser morto, Jeremias respondeu: “Foi o Senhor Deus quem me mandou falar tudo o que vocês me ouviram dizer contra este Templo e contra esta cidade” (Jr 26.12). 

Essa missão de levar o povo ao arrependimento falando a verdade não foi dada somente a Jeremias, mas também a nós, para que as pessoas em nosso tempo conheçam o Salvador Jesus, arrependam-se dos seus pecados, creiam nele e sejam salvas pela fé. Jesus é o Salvador. O único meio de salvação. Essa é a verdade. Então, falemos a verdade dia a dia, para que mais pessoas tenham a oportunidade de, assim como no tempo de Jeremias, conhecerem o Salvador, arrependerem-se dos seus pecados e serem salvas.  

Oremos: Bondoso Deus, motiva-nos a falar a verdade sempre, mesmo que isso nos traga dificuldades. Em nome de Jesus. Amém.