Publicado em: 04 de dezembro de 2023
“Fake News” e a boa notícia

Para: segunda-feira, 04 de dezembro de 2023
Leia em sua Bíblia: 2Pedro 1.3-9 

“Mas quem não tem essas coisas é como um cego ou como alguém que enxerga pouco e esqueceu que foi purificado dos pecados passados” (2Pe 1.9) 

Um problema muito comum que enfrentamos hoje como sociedade são as chamadas fake news” ou notícias falsasPublica-se e compartilha-se informações falsas que, de tanto serem repetidas, passam por verdadeiras. Consequentemente, pessoas podem acabar se acostumando com a mentira, embora isso as leve a viver sempre desconfiadas ou inseguras. 

Quando o assunto é fé, também existem fake news. Seguidores de Jesus sempre combateram o ensino falso provindo de pessoas que ensinavam um Jesus sem a cruz ou que exigia coisas que Jesus Cristo nunca exigiu dos seus seguidores. Em 2Pedro 1.3-9, o apóstolo escreve sobre o conhecimento que temos de Cristo para alertar sobre fake news religiosas da época, que traziam um ensino distorcido, falso, e que levava a uma vida contrária à vontade de Deus. Por isso Pedro fala de virtudes como o domínio próprio, a bondade e o amor, que resultam do conhecimento de Cristo. E então ele alerta: “Mas quem não tem essas coisas é como um cego ou como alguém que enxerga pouco e esqueceu que foi purificado dos pecados passados” (2Pe 1.9). Ou seja, falso ensino, ou fake news religiosas, pode levar à cegueira espiritual, pois com o falso ensino deixamos de ver em Cristo aquele que nos purifica dos pecados ao morrer na cruz, e passamos a olhar apenas para nós mesmos, esquecendo-nos do próximo. 

Pedro também demonstra que domínio próprio, bondade, amizade e amor estão ligados à boa notícia do perdão alcançado na cruz. Com Cristo andamos seguros, com uma boa notícia que nos faz enxergar o Cristo da cruz e também a necessidade do nosso próximo, por quem ele também deu a vida. 

Oremos: Senhor Jesus, motiva-me a combater qualquer tipo de notícia falsa. Faze com que eu confie e anuncie aos outros a tua boa notícia do amor revelado na cruz. Amém.