Publicado em: 24 de agosto de 2017
Faço parte dessa classe

Para: Quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Texto: Salmo 14.4-7

“O Senhor pergunta: ‘Será que toda essa gente má não entende nada? Eles vivem explorando o meu povo e não oram a mim’.” (Sl 14.4)

Ao ler o texto bíblico do Salmo 14, pode logo vir à mente algumas “figurinhas carimbadas” do cenário político. Em todas as épocas e lugares tais pessoas surgem. Podem ter nomes diferentes, o partido pode ser outro, as características físicas diferem, mas lá estão eles e elas, dominando o cenário e as pessoas. Não há como não pensar, ao menos algumas vezes, na classe política quando ouvimos ou lemos: “Eles vivem explorando o meu povo” (Sl 14.4).

Mas você prestou atenção em todo o salmo? Ele não está falando de um grupo de pessoas. Fala de toda a humanidade que se tornou corrupta e que vive com extrema dificuldade para fazer o bem. O salmista disse: “Todos se desviaram” (Sl 14.3).

Essa gente má que não entende nada infelizmente existe. E o triste é que, mesmo não querendo, faço parte dessa classe. Não posso olhar apenas para determinado grupo e apontar o dedo quando na minha vida faço algo semelhante. Colar numa prova é menos pecado do que combinar um percentual de propina, na execução de uma obra pública? Desviar energia elétrica, água ou sinal de TV por assinatura é menos pecaminoso do que desviar a merenda da escola? Sou um patrão insensível ou um funcionário desleixado?

O salmista estava certo ao dizer: “Todos se desviaram”. O apóstolo Paulo concordou: “Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus” (Rm 3.23). Não há como classificar em “pecado, pecadinho e pecadão”. Foi pelos nossos muitos pecados que Jesus Cristo veio a este mundo. Ele nasceu e morreu para que, em arrependimento e fé, fôssemos perdoados. Ele veio ao mundo para nos salvar e nos fazer viver uma vida diferente.

Oremos: Querido Deus, peço perdão por ver com tanta facilidade o cisco no olho dos outros e não enxergar o poste no meu. Ajuda-me a levar esperança aos explorados e necessitados. Em nome de Jesus. Amém.