Publicado em: 23 de agosto de 2020
Examinando o coração 

Para: domingo, 23 de agosto de 2020
Texto: Marcos 7.1-13  

“Deus disse: Este povo com a sua boca diz que me respeita, mas na verdade o seu coração está longe de mim.” (Mc 7.6) 

“Essa pessoa é mais falsa que uma nota de três reais”. Essa frase popular quer indicar que uma pessoa é fingida, alguém em quem não se pode confiar. No Evangelho de Marcos, capítulo 7, vemos Jesus debatendo com líderes religiosos que aparentavam ser pessoas boas, que adoravam a Deus e se colocavam como exemplos para os outros, mas que, na verdade, eram falsos e tinham o coração longe de Deus. Jesus diz que eles arranjam sempre um jeito de pôr de lado o mandamento de Deus, para seguir os seus próprios ensinamentos” (Mc 7.9), trocando a Palavra de Deus por tradições humanas. 

Hoje também vemos muita gente e muitos líderes que vão à igreja no fim de semana, onde participam da celebração, mas durante a semana vivem totalmente desligados de Deus e não põem em prática o que ouvem da sua Palavra, inclusive tratando mal as pessoas. Por outro lado, há muitos líderes religiosos ensinando tradições e ensinamentos humanos como se fossem a vontade Deus, desviando as pessoas do que deve ser o centro de uma igreja cristã: o evangelho de Jesus Cristo, que veio ao mundo para salvar as pessoas dos seus pecados e dar a elas a vida nova e eterna. 

Quem crê em Jesus é liberto do poder do pecado, da morte e do Diabo, e colocado debaixo do amor pleno e profundo de Deus, ficando livre do poder de tradições humanas que não salvam ninguém. É muito importante comparar os ensinamentos que recebemos com o que diz a Bíblia, a Palavra de Deus, para ver se não estamos sendo enganados. E sempre com esta regra: se os ensinamentos nos aproximam ou se nos afastam do Cristo que nos salva dos pecados e da morte eterna. Da mesma forma, devemos constantemente examinar nosso próprio coração, para ver se ele está sempre perto do Deus verdadeiro. 

Oremos: Querido Pai de amor, ajuda-nos a examinar os ensinos que recebemos e o nosso coração, para estarmos sempre perto de ti. Amém.