Publicado em: 13 de fevereiro de 2022
Eu juro que é verdade!

Para: domingo, 13 de fevereiro de 2022
Texto: Mateus 5.33-37

“Que o ‘sim’ de vocês seja sim, e o ‘não’, não, pois qualquer coisa a mais que disserem vem do Maligno.” (Mt 5.37)

Talvez nenhuma pessoa tenha passado pela infância sem dizer ou ouvir: “Eu juro que é verdade!” Às vezes, acrescenta-se: “Eu juro por Deus”. E o pior é que, normalmente, é mentira. Quem está jurando sabe que não é verdade e quer acrescentar credibilidade à sua mentira.

Jesus ensinava e treinava os seus discípulos para a vida e o trabalho que teriam pela frente. E, certa vez, passou a interpretar a lei dada no Antigo Testamento, destacando alguns assuntos que em sua época eram vistos de forma errada. Com relação ao jurar, era ensinado que não se podia quebrar uma promessa. Mas Jesus foi além: orientou que o juramento não deveria ser feito. Ele disse: “Que o ‘sim’ de vocês seja sim, e o ‘não’, não, pois qualquer coisa a mais que disserem vem do Maligno” (Mt 5.37). Jesus revelou que jurar por algo não aumenta a veracidade daquilo que é dito. Ele havia dito que os discípulos eram sal e luz para o mundo e mostrou que eles não iriam temperar ou iluminar o mundo ao mentirem ou fazerem promessas exageradas.

E as muitas promessas que fazemos? São necessárias? Algumas talvez sim. Por estarmos sujeitos à autoridade civil, prometemos ser fiéis ao nosso cônjuge quando nos casamos e prometemos cumprir os deveres da profissão quando nos formamos, por exemplo. Não podemos alegar que não estamos sujeitos a essas promessas porque Cristo ordenou não jurar.

Mas há muitos juramentos que fazemos que não precisamos fazer, pois jurar não vai aumentar a credibilidade daquilo que falamos. As pessoas precisam confiar em nós a partir da nossa vida como filhos de Deus, como sal que dá gosto ao mundo e como luz que revela a quem pertencemos: ao Senhor e não ao Maligno.

Oremos: Querido Deus, tu que em Cristo juraste nos salvar e dar vida eterna, ajuda-nos a viver nossa vida nesta fé, fazendo a tua luz brilhar diante das pessoas para que acreditem e confiem quando falamos do teu amor. Por Cristo. Amém