Publicado em: 19 de dezembro de 2023
Eu em primeiro lugar?

Para: terça-feira, 19 de dezembro de 2023
Texto: Romanos 15.1-6 

“Nem o próprio Cristo procurou agradar a si mesmo.” (Rm 15.3)

“O burro deve vir em último lugar!” Foi com essas palavras que um professor tentou ensinar bons modos aos seus alunos. Quando o professor perguntava quem fazia parte do grupo, todos respondiam do mesmo jeito: “Eu, o Volmir e a Marta”. Mas o professor queria que “o burro viesse por último”, ou seja, que seria mais educado colocar o “eu” por último. Seria mais bonito dizer: “O Volmir, a Marta e eu”. 

Não é fácil colocar o “eu” em último lugar. Nem mesmo na Igreja. A nossa tendência é pensar: “Que cada um cuide de si. Quem é fraco trate de se fortalecer”. Mas a Bíblia ensina algo diferente. Ela diz assim: “Nós que somos fortes na fé devemos ajudar os fracos a carregarem as suas cargas e não devemos agradar a nós mesmos” (Rm 15.1). E então o texto bíblico acrescenta: “Pois nem o próprio Cristo procurou agradar a si mesmo” (Rm 15.3). 

Mas aí você dirá: “Isso não vale. Cristo é Cristo e eu sou eu”. De fato. Mas sempre é bom lembrar que existe alguém que não procurou agradar a si mesmo, que sempre colocou os outros em primeiro lugar. Se não fosse assim com Jesus, ele não teria vindo ao mundo e não existiria Natal. Se o desejo de Jesus fosse agradar a si mesmo, ele teria exigido que o servíssemos, em vez de nos servir. Mas porque ele veio e não quis agradar a si mesmo, nós temos todos os presentes que ele nos deu com seu nascimento, sua morte, ressurreição e ascensão. Assim, podemos, sem medo de perder a nossa vez, colocar o nosso eu em último lugar e o interesse dos irmãos, especialmente dos fracos, em primeiro lugar.  

Oremos: Senhor Deus, muito obrigado porque Jesus veio para nos servir, assumindo o último lugar, na cruz. Faze-nos reconhecer o teu amor. Amém.