Publicado em: 15 de novembro de 2017
Estrelas e vagalumes

Para: Quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Texto: Marcos 13.1-8

“Então Jesus começou a ensiná-los. Ele disse: — Tomem cuidado para que ninguém engane vocês.” (Mc 13.5)

Quem só consegue olhar para os vagalumes deixa de enxergar a beleza das estrelas. Realmente quando deixamos que assuntos triviais dominem nossas vidas, deixamos de olhar o panorama maior de nossa existência. Por que estamos aqui no mundo? Somente para trabalhar, estudar, comprar uma casa, ter filhos, emagrecer e torcer pelo nosso time? Perceba que o que mais nos tira o sossego e o sono são exatamente esses aspectos da vida: trabalho, estudo, casa, contas para pagar, beleza. Estamos muito vidrados nos vagalumes da vida e deixamos de olhar as estrelas.

Os discípulos também estavam muito preocupados com os vagalumes da vida, e queriam a todo custo saber quais eram os sinais que antecederiam o retorno de Cristo. “Jesus começou a ensiná-los. Ele disse: — Tomem cuidado para que ninguém engane vocês” (Mc 13.5). Jesus revela que o mais importante é viver contemplando as estrelas. Não devemos nos preocupar tanto com sinais do seu retorno, pois não ficará pedra sobre pedra.

Contemplar as estrelas significa ver que nossa vida não termina na sepultura, pois fomos destinados à eternidade. Quando Deus enviou seu Filho para morrer em nosso lugar, ele estava garantindo que seríamos para sempre seus filhos. Jesus se fez finito até a morte para nos dar vida infinita. Jesus foi apagado da terra dos viventes para que a luz do perdão e salvação brilhasse sobre nossas vidas.

Viu só? Se alguns vagalumes de nossas vidas deixarem de brilhar, não nos desesperaremos, pois a luz de Cristo brilha mais forte do que qualquer estrela. E, iluminados por Cristo, nenhuma luzinha ou vagalume nos enganará.

Oremos: Deus do amor eterno, que tua luz brilhe sobre nós eternamente. Concede-nos a capacidade de ver que nossas vidas não devem se concentrar tanto em coisas efêmeras, que passarão com o tempo. E faze-nos sempre contemplar o teu brilho na cruz de Cristo. Amém.