Publicado em: 23 de novembro de 2020
Esquecer o que deve ser esquecido 

Para: segunda-feira, 23 de novembro de 2020
Texto: Salmo 25.1-10

“Ó Senhor, lembra da tua bondade e do teu amor. Esquece os pecados e os erros da minha mocidade.” (Sl 25.6-7)

Sejamos sinceros: esquecemos de coisas importantes que deveríamos lembrar, e lembramos de coisas que deveríamos esquecer. Aliás, lembramos de coisas que até Deus já esqueceu. 

Deus não se lembra de um passado sujo. Mas nós lembramos. fulano? Aquele que um dia traiu a mulher? O sicrano? Aquele que no passado foi desonesto? O fantasma dos erros do passado está sempre pronto para atacar. Lembra daquela hora em que você agiu mal? Você se lembra de coisas ruins que já lhe jogaram na cara e das quais você já se arrependeu? 

Todos nós temos sombras do passado em nossa caminhada. Uma sugestão: em vez de abrir a pasta das nossas maldades, que tal abrir o aplicativo da bondade de Deus? Em vez de perguntar o que foi que eu fiz?, que tal perguntar o que Deus pode fazer? No Salmo 25, o rei Davi, que também tinha sombras do passado na memória, fez exatamente isso: apelou para a bondade de Deus. Ele escreveu: Ó Senhor, lembra da tua bondade e do teu amor, que tens mostrado desde os tempos antigos. Esquece os pecados e os erros da minha mocidade” (Sl 25.6-7). 

Deus certamente esquece os nossos pecados. Ele enviou seu Filho, Jesus, justamente para pagar pelos nossos pecados na cruz. E ainda promete afastá-los de nós assim como o Oriente está longe do Ocidente. Deus se esquece dos nossos pecados para nunca mais esfregá-los no nosso nariz. E se ele escolhe esquecer os pecados, quem sou eu para lembrar-me deles? E quem sou eu para apontar o dedo e julgar alguém pelos erros do passado? 

Essa é uma boa lembrança para iniciarmos a semana: não somos maiores que Deus. Esquecer é difícil, mas faz bem. Deus nos abençoe a esquecermos o que ele mesmo já esqueceu. 

Oremos: Senhor, lembra da tua bondade e do teu amor. Esquece os pecados do meu passado e ajuda-me a esquecê-los também. Eu não mereço, mas Jesus pagou por todos eles por mim. Amém.