Publicado em: 01 de junho de 2017
Espiando a vida dos outros

Para: Quinta-feira, 01 de junho de 2017

Texto: Salmo 139.1-12

 “Sabes tudo o que eu faço e, de longe, conheces todos os meus pensamentos.” (Sl 139.2)

É quase certo que você conhece o Big Brother Brasil. Quer por seu conteúdo, quer por sua polêmica, é um programa que “mexe” com muitos brasileiros. Todos querem dar uma espiadinha e saber do que está acontecendo “na casa mais vigiada do Brasil”.  Por que será que o ser humano quer sempre saber o que o outro está fazendo? Por que essa vontade de espiar o alheio? Controle? Fofoca? Inveja? Quais serão os motivos para tanta gente ficar de olho no que o ser humano tem de pior?

            O salmista, no Salmo 139, versículo 2, diz: “Sabes tudo o que eu faço e, de longe, conheces todos os meus pensamentos” (Sl 139.2). Esse início do Salmo 139 bem que poderia ser uma sinopse de um programa de televisão: Deus sabe o que fazemos, de longe conhece o que pensamos. Antes de falarmos, Deus já sabe o que vamos dizer. Não há como escapar da presença dele.

            Uma leitura rápida desse Salmo pode até assustar por revelar um Deus tão presente, tão ciente do que fazemos ou pensamos. Mas, ao contrário dos programas de televisão, Deus não quer nos vigiar ou espiar, ou ainda, bisbilhotar, o que andamos fazendo. Deus é nosso Pai Criador. Ele quer se relacionar conosco, quer estar perto de nós, quer que dependamos dele!

            Deus nos conhece a ponto de saber o que vamos falar antes mesmo de verbalizarmos! Isso significa que ele sabe do que precisamos quando estamos bem e quando estamos mal, quando estamos “para baixo”, quando estamos eufóricos. Ele providencia alívio e vida em Jesus Cristo. E, assim, ele vai administrando a sua Palavra em nossas vidas de acordo com as nossas necessidades e situações. Deus é um Pai que sabe dar a coisa certa na hora certa!

            Fique tranquilo! Você está bem vigiado! Ou melhor, você está bem cuidado!

Oremos: Pai, obrigado por me cuidares tão intensa e profundamente. Ajuda-me, pelo teu Santo Espírito, a que eu me entregue totalmente em tuas amorosas e cuidadosas mãos! Em nome de Cristo. Amém.