Publicado em: 29 de novembro de 2022
Esperar em Deus 

Para: terça-feira, 29 de novembro de 2022
Texto: 2Pedro 3.1-7  

“Quero que lembrem das palavras ditas há muito tempo pelos santos profetas e do mandamento do nosso Senhor e Salvador que foi dado a vocês por meio dos apóstolos que anunciaram o evangelho a vocês.” (2Pe 3.2) 

“Saber esperar é uma virtude”, diz o ditado. É uma virtude porque requer perseverança e foco em relação ao que esperamos, apesar da realidade ao nosso redor ser desfavorável ou incerta. 

No entanto, a maioria de nós tem dificuldade em esperar. Talvez pelos desafios que envolvam a espera. Mas, principalmente, porque vivemos num mundo imediatista e impaciente. Basta pensar no trânsito congestionado, na espera por atendimento médico, na espera por notícias de alguém querido. Esperamos com ansiedade o dia do vestibular, o dia da formatura, o dia do casamento, as férias.  

Os cristãos, em especial, vivem a vida em uma grande espera pela volta de Jesus, pois ele prometeu que voltará. E, quando voltar, toda a criação de Deus será restaurada, os mortos ressuscitarão e todos os que confiam nele receberão a vida eterna. 

Contudo, essa espera também está carregada de expectativas, pois não sabemos quando acontecerá. Por isso, em todos os tempos, cristãos são desafiados a perseverar na fé, focando na promessa fiel de Deus e não na realidade do mundo em que vivemos. Como disse o apóstolo Pedro: “Quero que lembrem das palavras ditas há muito tempo pelos santos profetas e do mandamento do nosso Senhor e Salvador que foi dado a vocês por meio dos apóstolos que anunciaram o evangelho a vocês” (2Pe 3.2). Pois “a palavra do nosso Deus dura para sempre” (Is 40.8).  

Certamente, Deus está no controle da história e de nossas vidas. E no seu tempo ele cumprirá sua promessa. Enquanto esperamos, sua Palavra nos fortalece, renova a esperança e nos mantém ativos numa vida em amor.   

Oremos: Amado Jesus, tu prometeste voltar, mas temos dificuldades em esperar. Por isso, entregamos tudo em tuas mãos e esperamos confiantes. Guarda-nos na fé verdadeira, para que esperemos pelo Dia do Senhor, quando ressuscitarás a mim e a todos os mortos, e darás a todos os crentes a vida eterna. Amém.