Publicado em: 27 de abril de 2022
Esperança na graça 

Para: quarta-feira, 27 de abril de 2022
Texto: 1Pedro 1.13-16  

“Ponham toda a sua esperança na bênção que será dada a vocês quando Jesus Cristo for revelado.” (1Pe 1.13) 

Os desafios da vida trazem consigo diferentes graus de exigência. Uma é a exigência que vem da responsabilidade de ser pai, mãe, professor ou chefe. Outra é a exigência de quem é filho, aluno ou empregado. Provas, concursos, testes e profissões têm seus diferentes desafios. E no relacionamento com Deus? Quais são as exigências? Como podemos ser aprovados e atingir o grau de exigência nesse caso? 

A palavra bíblica que nos desafia é: “Sejam santos, porque eu sou santo” (1Pe 1.16). Há um pedido explícito para que sejamos inteiramente obedientes e que não sigamos os impulsos do pecado. Precisamos levar a sério essa palavra. Não podemos nos basear na liberdade dada pelo Senhor Deus como desculpa para pecar. Mas, infelizmente, por mais que nos esforcemos, a força do pecado nos arrasta para a reprovação. A nossa situação é triste e desesperadora. Não atingimos a santidade exigida e isso é lamentável. É de chorar! 

No entanto, Deus deseja usar as nossas lágrimas para limpar nossos olhos a fim de percebermos a esperança. A esperança não está em nosso esforço, por mais intenso e aguerrido que seja. A nossa esperança está na graça divina! Está escrito: “Ponham toda a sua esperança na bênção que será dada a vocês quando Jesus Cristo for revelado” (1Pe 1.13). Em Jesus o verdadeiro amor é revelado. Ele pagou o preço de nossos pecados. Nele temos absolvição, perdão, salvação! Nele somos fortalecidos para vivermos segundo a vontade, segundo a exigência de Deus, o Pai. 

Aliás, somente em Jesus essa exigência é cumprida. Por isso o conselho é: creia em Jesus e louve a Deus porque por meio do nosso Salvador somos santificados, além de encontrarmos aprovação e força para uma nova vida.

Oremos: Querido Deus, lamentamos os nossos pecados e por vivermos tão distantes da tua santidade. Perdoa-nos. Confiamos inteiramente na tua graça. Em nome de Jesus. Amém.