Publicado em: 30 de outubro de 2020
Escutemos a voz de Deus e vivamos 

Para: sexta-feira, 30 de outubro de 2020
Texto: Deuteronômio 6.1-9  

Escute, povo de Israel, o Senhor, e somente o Senhor, é o nosso Deus.” (Dt 6.4)

Após mais de quatrocentos anos de escravidão no Egito e outros quarenta anos vagando pelo deserto, finalmente o povo de Israel estava prestes a entrar em Canaã, a terra prometida. Bastava atravessar o rio Jordão e, pronto, o povo de Deus começaria a viver numa terra boa e rica. Para que o povo de Israel fosse feliz ali, Moisés os preparou, dizendo: Escute, povo de Israel, o Senhor, e somente o Senhor, é o nosso Deus (Dt 6.4). 

Canaã era uma terra onde se cultuavam muitos ídolos. Baal era o deus da chuva, das tempestades e das colheitas. Astarte era a deusa do amor, da fertilidade e da guerra. Deus não queria que seu povo se deixasse enganar pela voz sedutora dos deuses falsos de Canaã. A adoração desses e de outros ídolos envolvia a prática de imoralidade e até sacrifícios de crianças, ações que tinham a ver com a escravidão e a morte e não com a liberdade e a vida. 

Daí Moisés lembrar os israelitas que o Deus que os amou e os fez sair do Egito e ainda os faria entrar na terra prometida é o único Deus verdadeiro, em cuja voz há segurança, felicidade e vida. Israel deveria amar esse único Deus verdadeiro com todo o coração, com toda a alma e com todas as forças (Dt 6.5), ouvindo a sua voz e seguindo os seus preceitos, para que tudo lhes fosse bem e eles vivessem longos dias na terra boa que Deus lhes deu. 

Num mundo em que muitos deuses falsos querem escravizar o nosso coração, sejamos fiéis ao único Deus verdadeiro, que nos amou e nos salvou em Jesus, seu Filho. Quanto a Jesus, o Pai nos pede: Escutem o que ele diz (Mt 17.5).

Oremos: Senhor Jesus, obrigado por podermos ouvir a tua voz na Bíblia Sagrada. Que a ouçamos sempre com atenção e fé para que continuemos firmes no teu caminho rumo ao céu. Em teu nome. Amém.