Publicado em: 21 de fevereiro de 2022
Escolhidos 

Para: segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022
Texto: 2Pedro 1.3-11  

“Portanto, meus irmãos, procurem ficar cada vez mais firmes na certeza de que Deus os chamou e escolheu.” (2Pe 1.10) 

Uma das brincadeiras infantis mais comuns em nosso país é o futebol. O futebol é um esporte bastante democrático, pois todas as crianças podem jogar: meninos, meninas, os menores, os maiores, com boas chuteiras ou mesmo descalços. 

Alguns adultos se lembram de quando, na escola, ao soar a campainha para o recreio, as crianças corriam para o pátio para iniciarem uma partida de futebol. Duas crianças tomavam a frente e as demais se apresentavam para serem escolhidas para um dos times. A seleção começava com base nas qualidades do jogador: bom no chute, bom goleiro, rápido, bom driblador e assim por diante. Por fim, restavam os que não tinham tantas boas qualidades, mas que entravam no time para completar a equipe. 

No “time de Deus”, por outro lado, não somos escolhidos com base nas nossas qualidades, por sermos puros, perfeitos, amorosos. Nós somos chamados e escolhidos por Deus com base no seu amor por nós. Poderoso, nos “tem dado tudo o que precisamos para viver uma vida que agrada a ele, por meio do conhecimento que temos daquele que nos chamou para tomar parte na sua própria glória e bondade” (2Pe 1.3-4). Por meio da sua palavra, o Espírito Santo nos chama para a família de Deus e, assim, confessamos com a igreja cristã: “Creio que por minha própria razão ou força não posso crer em Jesus Cristo, meu Senhor, nem vir a ele. Mas o Espírito Santo me chamou pelo evangelho, iluminou com seus dons, santificou e conservou na verdadeira fé”.  

Como é bom saber que Deus nos escolheu com base no seu amor e nos concede dons para que possamos servir ao próximo e ao próprio Senhor Deus! No “time de Deus” ninguém é chamado apenas para completar a equipe, mas todos somos chamados a servi-lo com os dons que recebemos.  

Oremos: Deus e Pai, muito obrigado por teres nos escolhido. Gratos somos pelo teu tão grande amor. Amém.