Publicado em: 13 de novembro de 2020
Ensinar e brilhar para sempre 

Para: sexta-feira, 13 de novembro de 2020
Texto: Daniel 12.1-3  

Os mestres sábios, aqueles que ensinaram muitas pessoas a fazer o que é certo, brilharão como as estrelas do céu, com um brilho que nunca se apagará.” (Dn 12.3)

Em qualquer sociedade bem desenvolvida, educação de qualidade é fundamental. E, para que haja educação de qualidade, é preciso haver bons mestres, que sejam respeitados e valorizados. 

Não precisamos de muito esforço para perceber que, na realidade em que vivemos, temos problemas nessa área. Muitos consideram os tempos em que vivemos como “tempos de escuridão, pela falta de apreço aos mestres e à educação. Por isso, é ainda mais importante que tenhamos bons mestres, que apontem para a luz da verdade. 

Do ponto de vista espiritual, isso também é necessário. Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo (Jo 9.5). Ele também afirmou aos seus seguidores: “Vocês são a luz para o mundo (Mt 5.14). Isso significa que, se cremos na obra salvadora de Cristo, recebemos a sua luz, que é tão forte a ponto de se refletir em nós para iluminar o mundo. 

Vivendo unidos a Deus por meio da fé em Jesus, podemos guiar as pessoas em direção ao que é certo, trazendo-as para a luz. Cada um de nós tem o privilégio de, com as suas próprias características e capacidades, iluminar algum cantinho do mundo. E nós também recebemos uma promessa, dita há muito tempo por meio do profeta Daniel: “Os mestres sábios, aqueles que ensinaram muitas pessoas a fazer o que é certo, brilharão como as estrelas do céu, com um brilho que nunca se apagará” (Dn 12.3). 

Um dia, todos os que ainda sofrem com a escuridão verão a luz de Cristo, de uma vez por todas. E aqueles que hoje, mesmo sendo imperfeitos, são usados por Deus para ensinar a outros sobre o amor de Jesus, brilharão para sempre junto à fonte dessa luz.

Oremos: Senhor Jesus, continua a brilhar neste mundo através de mim. Que o teu Espírito Santo me capacite a refletir a tua luz onde houver trevas. Amém.