Publicado em: 10 de abril de 2022
Enquanto vocês têm a Luz, creiam na Luz 

Para: domingo, 10 de abril de 2022
Texto: João 12.27-36
“A luz estará com vocês ainda um pouco mais. Enquanto vocês têm a luz, creiam na luz para que possam viver na luz.” (Jo 12.35-36)

O Evangelho de João revela e aprofunda acontecimentos a que Mateus, Marcos e Lucas deram pouca ou nenhuma atenção. A intenção de João vai para muito além do simples registro de uma história. João quer nos ajudar a perceber que cada movimento, gesto e ensino de Jesus têm relação direta conosco. 

João escreveu o seu relato para que seus leitores e ouvintes “creiam que Jesus é o Messias, o Filho de Deus. E para que, crendo, tenham vida por meio dele” (Jo 20.31). Talvez por isso mesmo é que João tenha gastado metade de seu Evangelho com acontecimentos da semana anterior à crucificação e à ressurreição de Jesus Cristo. É uma semana cheia de fatos que mexem profundamente conosco e nos fazem refletir sobre a nossa relação com Deus e sobre a nossa existência neste mundo. Esta semana começa hoje, neste domingo. 

Ao aproximar-se de Jerusalém, Jesus relembra novamente aos seus discípulos que ele caminha para a cruz. Jesus já havia dito isso várias vezes e sempre de maneira clara, mas parecia que os seus ouvintes não o entendiam. Obscurecidos pela falta de fé, não podiam aceitar que o Messias prometido por Deus tivesse de morrer e vencer a morte em lugar dos pecadores para libertá-los da culpa e da escuridão eterna. Por isso, Jesus disse outra vez: “A luz estará com vocês ainda um pouco mais. Enquanto vocês têm a luz, creiam na luz para que possam viver na luz” (Jo 12.35-36).  

Jesus é a luz que estaria ainda por um pouco com os seus discípulos naquela semana intensa e decisiva. Jesus pede que creiamos nele enquanto ainda há tempo. Quem crê em Cristo, mesmo morrendo, vive eternamente na luz. Creiamos hoje e vivamos sempre! 

Oremos: Querido Deus, obrigado porque a tua luz brilha em mim. Que a tua luz, em mim acesa, ilumine o mundo. Em nome de Jesus. Amém.