Publicado em: 24 de abril de 2017
Enfrentando a dificuldade com a oração

Para: Segunda-feira, 24 de abril de 2017

Texto: Salmo 4.1-5

“Eu estava em dificuldade, mas tu me ajudaste. Tem misericórdia de mim e ouve a minha oração!” (Sl 4.1)

Enfrentar dificuldades é algo comum a todas as pessoas. As dificuldades podem aparecer antes mesmo de nascermos. Depois elas vão se intensificando a cada dia. Por causa das dificuldades enfrentamos o medo, a desconfiança, as incertezas, o choro. O fato é que todas as situações difíceis da vida são consequências do pecado que é a nossa principal dificuldade.

Uma excelente dica para enfrentar todas essas coisas vem do rei Davi, um homem cheio de dificuldades. Davi, que por inúmeras vezes esteve envolvido em grandes problemas, não deixou de orar. Apesar de seus pecados e da dura vida que teve que enfrentar, Davi não deixou de confiar em Deus em nenhum dos dias da sua vida. O Salmo quatro, assim como tantos outros de Davi, é uma súplica de um homem perseguido por inimigos que confia que o Senhor é o seu defensor. Na segunda parte do primeiro verso, ele diz: “Eu estava em dificuldade, mas tu me ajudaste. Tem misericórdia de mim e ouve a minha oração!” Davi testemunha que Deus lhe ajudou sempre. Sabedor de que seu futuro seria repleto de inúmeras situações difíceis, ele continua pedindo para que Deus tenha misericórdia e continue ouvindo suas orações. Davi nos mostra que a confiança em Deus é anterior e posterior à oração. Orar com gratidão na lembrança do passado e com súplica no presente e futuro.

A oração é fruto da fé. Por isso, uma receita que não falha para enfrentarmos as dificuldades é a oração. Não porque Deus nos dará tudo. Mas, porque Deus prometeu nos ouvir e nos atender de acordo com a sua sábia e divina vontade, bondade e misericórdia. Pois quando oramos, testemunhamos que Deus sempre sabe o que é melhor para nós. O melhor de Deus é Cristo, nosso Salvador, em nome de quem oramos em qualquer situação, também nas dificuldades.

Oremos: Querido Deus, obrigado por estares sempre pronto para nos ouvir. Ajuda-nos em cada situação de nossa vida, especialmente quando tivermos que enfrentar as situações difíceis. Em nome de Jesus oramos. Amém.