Publicado em: 07 de junho de 2021
Encurtando distâncias 

Para: segunda-feira, 7 de junho de 2021
Texto: Salmo 103.1-14  

Quanto o Oriente está longe do Ocidente, assim ele afasta de nós os nossos pecados. (Sl 103.12) 

Qual a maior distância que você já percorreu? Imagine fazê-la a pé! 

Há algo que é pior do que a distância física. A realidade do pecado no mundo nos afasta, nos distancia tanto de Deus como das pessoas, nos deixa sozinhos e isolados. O pecado é a pior tragédia que poderia acontecer. Ele é responsável por todos os sofrimentos, enfermidades, choro e até mesmo a morte física e eterna. 

O relato de Gênesis, logo após a desobediência, afirma que Adão e Eva fugiram e se esconderam de Deus, num misto de vergonha e medo. Esse afastamento de Deus trouxe o vazio existencial. O pecado também tira o sono, leva embora a paz e rouba todas as forças. Foi issque o rei Davi viveu, por isso escreveu:  Enquanto não confessei o meu pecado, eu me cansava, chorando o dia inteiro. Resolvi confessar tudo a ti, e tu perdoaste todos os meus pecados (Sl 32.3, 5). 

Perdoado, Davi teve motivos para louvar e agradecer a Deus, pois quanto o Oriente está longe do Ocidente, assim ele [o Senhor] afasta de nós os nossos pecados” (Sl 103.12). Deus afasta de nós o pecado por meio do perdão. Assim ele encurta distâncias, reaproxima e acolhe, concede paz e alegria, pois o perdão manda embora a vergonha e a ira. 

Deus encurtou distâncias por meio do Emanuel, que quer dizer Deus conosco. Jesus é o Emanuel! Quem crê em Jesus tem o perdão completo que garante paz, salvação e vida eterna. Ele conquistou esse perdão na cruz para nós, quando nos trouxe de volta o sentido da vida. 

Viva esse perdão. Desfrute e compartilhe esse perdão. Reaproxime-se das pessoas com o perdão, para que as distâncias sejam apenas de saudade e vontade de reencontrar-se e dar um abraço afetuoso em quem está, em todos os sentidos, distante de você. 

Oremos: Louvamos-te, Pai de amor, por nos concederes o perdão por meio de Jesus Cristo. Preserva-nos sempre juntos de ti. Amém.