Publicado em: 15 de dezembro de 2020
Encorajados pela sua presença 

Para: terça-feira, 15 de dezembro de 2020
Texto: Lucas 1.26-38 

“Não tenha medo.” (Lc 1.30)

Nós estamos tão acostumados a ouvir a história da aparição do anjo à Maria que, frequentemente, não nos damos conta do quão impactante esse momento foi para ela. Imagine você, sentando na sua casa, cuidando das coisas do dia a dia, e de repente um ser celestial aparece do nada. Impressionada com o que via e confusa com as palavras que ouvia, Maria ficou assustada. O anjo, no entanto, disse: “Não tenha medo” (Lc 1.30). 

Essas palavras nos fazem lembrar do Salmo 23, um dos textos bíblicos mais conhecidos do mundo. Numa incrível declaração de fé, o salmista diz: Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não temerei medo de nada”. Mas qual a razão de tanta coragem? O próprio salmista responde: Pois tu, ó Senhor Deus, estás comigo (Sl 23.4). O fundamento da coragem não é uma virtude do próprio salmista, mas é uma virtude dada por Deus, a fé, que se apega na promessa da presença de Deus, mesmo nas maiores dificuldades. 

Algo semelhante ocorreu com Maria. Ela ainda resistiu um pouco, como não acreditando no que o anjo dizia. No entanto, os sinais da presença de Deus serviram de testemunho que acalentou o coração de Maria. Primeiramente, pelas palavras a respeito do poder de Deus que envolveria Maria por meio do seu Espírito. Depois, pela lembrança de que Deus já havia agido milagrosamente na vida de Isabel que, mesmo tão idosa, engravidou pelo poder de Deus. 

O caminho, muitas vezes, é extremamente desafiador. No entanto, Deus nos convida a enfrentarmos tudo em confiança. Somos encorajados pela sua presença, a qual nunca vai nos desamparar. 

Oremos: Querido Deus, fortalece em meu coração a fé nas tuas promessas. Elas apontam para tua constante presença, e isso é conforto e encorajamento. Em nome de Jesus. Amém.