Publicado em: 26 de dezembro de 2022
Empatia

Para: segunda-feira, 26 de dezembro de 2022
Texto: 2Coríntios 1.2-7  

“Ele nos auxilia em todas as nossas aflições para podermos ajudar os que têm as mesmas aflições que nós temos. E nós damos aos outros a mesma ajuda que recebemos de Deus.” (2Co 1.4) 

Dentre todas as metáforas, analogias e simbolismos sobre os seguidores de Cristo, a mais orgânica é a figura do corpo. Paulo diz que somos corpo de Cristo. Isso quer dizer que, se uma parte sofre, a outra também sente ou é afetada. Por isso, na sua segunda carta aos cristãos da cidade de Corinto, no capítulo 1, Paulo escreveu que Deus o auxiliava em todas as suas aflições para que ele fosse capaz de ajudar os que tinham as mesmas aflições que ele. Assim como acontecia com Paulo, o sofrimento que passamos também é uma lição importante para sermos capazes de ajudar os que sofrem. É uma lição de empatia na própria pele. 

Nesse sentido, somos chamados a nos aproximarmos de pessoas que sofrem dores parecidas com as que nós suportamos para compartilhar esperança e fé: “Ele nos auxilia em todas as nossas aflições para podermos ajudar” (2Co 1.4). Assim, mostramos que Cristo faz de seus seguidores um só corpo, unido na alegria e no sofrimento. Mais do que isso, em qualquer sofrimento, somos convidados a olhar para Jesus, que sofreu a dor mais absurda de todas ao suportar a condenação destinada a toda humanidade. Ele sofreu a humilhação de ser condenado, despido, açoitado, crucificado para nos dar vida, esperança e amor. Ele entregou sua vida à morte para nos dar nova vida. 

Ter fé nessa mensagem pode não aliviar a dor e o sofrimento, mas certamente nos faz ver que um dia as dores passarão, mas o amor de Deus sempre permanecerá. Um dia o corpo de Cristo, que hoje sofre, viverá eternamente em alegria plena e paz. Essa mensagem é para você, porque você é parte desse corpo.  

Oremos: Querido Deus, graças te damos por fazermos parte do corpo de Cristo. Traz alento e alívio aos nossos sofrimentos. Ajuda-nos a ter empatia com os que sofrem a fim de levarmos esperança, amor e o teu evangelho a eles. Em Jesus. Amém.