Publicado em: 12 de maio de 2022
Em quem podemos confiar? 

Para: quinta-feira, 12 de maio de 2022
Texto: Salmo 146  

“Feliz aquele que recebe ajuda do Deus de Jacó, aquele que põe a sua esperança no Senhor, seu Deus.” (Sl 146.5) 

O Salmo 146 faz um alerta para todos sobre em quem colocar nossa esperança e confiança. No versículo 3, está escrito: “Não ponham a sua confiança em pessoas importantes, nem confiem em seres humanos, pois eles são mortais e não podem ajudar ninguém”. 

Brasileiros costumam buscar um “salvador da pátria”, um novo herói, um novo ídolo. O tempo e a história nos têm mostrado que esse caminho não é bom. Mas por que não é bom? Ora, o atleta que hoje é idolatrado, amanhã pode ser superado por um melhor; o político que hoje é admirado e considerado perfeito, amanhã pode se mostrar corrupto ou incapaz de cumprir suas promessas, ou seja, todos podem errar e erram mesmo. 

Se já é assim no que diz respeito às coisas comuns de nossa vida, muito menos podemos confiar em seres humanos que supostamente prometem “mundos e fundos” no que diz respeito à nossa vida espiritual. Nenhum ser humano pode nos conduzir a Deus. Nenhum ser humano está acima ou mesmo em igual importância que o Filho de Deus, Jesus Cristo, nossa esperança e auxílio.  

Somente em Deus podemos colocar nossa confiança e fé e só podemos ter a ajuda de Deus se vamos até ele por meio de Jesus Cristo, que se entregou por nós na cruz e por isso nos dá acesso a Deus Pai. Deus foi e é fiel a nós em todos os momentos de nossa vida, cuidando de nós aqui neste mundo e preparando um lugar para nós na eternidade nos céus. Isso sempre por meio de seu filho Jesus, nunca por seres humanos. Essa é a mensagem do Salmo 146 para nós, conforme lemos no versículo 5: “Feliz aquele que recebe ajuda do Deus de Jacó, aquele que põe a sua esperança no Senhor, seu Deus.” Confie em Deus e ele cuidará de você. 

Oremos: Querido Deus, obrigado por cuidares de nós. Não permitas que nossa confiança esteja em seres humanos, mas, sim, somente em ti e em teu filho Jesus. Amém.