Publicado em: 19 de novembro de 2023
Elogio

Para: domingo, 19 de novembro de 2023
Leia em sua Bíblia: Mateus 25.14-30 

“Muito bem, empregado bom e fiel. Venha festejar comigo!” (Mt 25.21) 

É bom ser elogiado. O elogio exalta virtudes e aumenta a autoestima. Se faz bem um louvor de uma pessoa, imaginemos, então, quão especial é um elogio do próprio Jesus Cristo: “Muito bem, empregado bom e fiel. Venha festejar comigo!” (Mt 25.21). 

Jesus compara o Reino de Deus a um homem que viaja e confia bens a seus empregados. A um, ele deu quinhentas moedas de ouro. A outro, duzentas moedas. E ao terceiro, ele deu cem moedas. Os primeiros dois ganharam o dobro e foram elogiados“Muito bem, empregado bom e fiel”, disse o patrão. “Você foi fiel negociando com pouco dinheiro, e por isso vou pôr você para negociar com muito. Venha festejar comigo!” (Mt 25.21). Já o terceiro, escondeu as suas moedas e foi criticado. 

Esse diálogo de Jesus com os discípulos começou quando eles perguntaram sobre que sinais haveria antes de ele voltar ao mundo. Em vez de marcar a data, Jesus diz que é preciso viver em fidelidade e prudência. Ser fiel e ser prudente, é viver em fé e reconhecimento de que tudo o que se é e se tem, são bens confiados por Deus. A nossa vida, os dons e as situações que preservam nossa existência, Jesus Cristo, o nosso Salvador e a fé nele, obra do Espírito Santo, tudo vem de Deus. 

Assim, vigiar, ser fiel e prudente, é viver a vida com fé de que o que temos e somos são riquezas confiadas por Deus. E, por isso, ele nos aconselha a vivermos em gratidão e espírito de amor ao nosso próximo. Dessa forma, no fim, seremos elogiados pelo patrão celestial: “Muito bem, meu filho! Venha festejar comigo!” 

Oremos: Deus Pai, obrigado porque nos confias riquezas. Dá-nos o reconhecimento de que o que somos e temos, seja pouco ou muito, vem das tuas mãos. Ajuda-nos a permanecermos fieis a ti. Faze com que vivamos esta vida em gratidão e amor ao próximo. Em nome de Jesus. Amém.